01 NOV 2013
SERVIÇOS URBANOS
Governo de Ourinhos entrega obras de revitalização do Cemitério Municipal

A prefeita Belkis Fernandes realizou na manhã desta sexta-feira, 01, a entrega das obras de revitalização do Cemitério Municipal. O local ganhou diversas melhorias e o principal objetivo do projeto foi levar mais conforto para a população em um momento tão delicado como o da morte de entes queridos.

Foram investidos nas obras R$ 500 mil oriundos da devolução do duodécimo de 2012 e que a prefeita Belkis, com apoio dos vereadores durante reunião ocorrida em janeiro, decidiu aplicar na reforma do cemitério.

“Hoje é um momento especial para nós. Essa foi a primeira obra que, logo no início da gestão, definimos fazer. Nos reunimos com todos os secretários municipais e os vereadores e cada um apontou necessidades e um dos questionamentos foi sobre o cemitério. Desta forma, tivemos sensibilidade e decidimos aplicar a devolução dos R$ 500 mil do duodécimo na reforma do cemitério. Sabemos que a cidade tem outras prioridades como recape das ruas. Temos que priorizar algumas coisas, mas outras obras e ações como recape vamos fazer sim, temos projeto para isso e logo as obras terão início. No cemitério conseguimos executar a primeira etapa do projeto, contemplamos a fachada, a rampa de acessibilidade, capela e ossário. Posteriormente pretendemos fazer as obras no velório e no restante dos muros do cemitério”, destacou.

O secretário de desenvolvimento urbano Valdir Bergamini, responsável pela pasta que elaborou o projeto de revitalização do cemitério, falou sobre o trabalho. “A realização das obras de revitalização de nosso cemitério, além de sua importância natural, demonstra também o carinho e o respeito da prefeita Belkis Fernandes e de toda a administração para com a nossa população, o que tem sido uma constante no atual governo”, declarou.

Em nome da Câmara Municipal, o Vereador Aparecido Luiz elogiou a iniciativa. “Essas obras realizadas são anseios de muito e muito tempo da sociedade de Ourinhos, em nome de quem parabenizo a prefeita Belkis e a todos os que contribuíram para que essa obra fosse realizada, inclusive colocando na fachada o nome Cemitério da Saudade. Agradeço também o vereador Vadinho (Edvaldo Lúcio Abel) presidente da Câmara no ano passado, que através do duodécimo foi possível realizar essa obra”, pontuou.

Quem também esteve presente foi o vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, o chefe de Gabinete Ronaldo Mori, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Fátima Dias Perino, os vereadores Antonio Mazetti “Tico” e Alexandre Dauage “Zóio”, Ivo Almeira representando a AIOR (Associação das Indústrias de Ourinhos e Região), o gerente regional do SEBRAE Ourinhos Wilson Nishimura, Pastor Anderson, todos os secretários Municipais, dentre outras autoridades e sociedade civil.

As obras

As obras realizadas no Cemitério Municipal contemplam pavimentação das últimas ruas, assim como as vias de acesso a esse trecho. Asfaltamento e nivelamento de solo, pintura e ajuste no meio fio, calçadas e muro. Também foram feitas obras nas galerias pluviais para facilitar a captação de água das ruas novas.

A fachada e recepção do Cemitério foram modernizadas, foram instalados banheiros, inclusive com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, a escadaria da entrada foi substituída por uma rampa de acesso, o espaço para a realização de cultos ecumênicos também foi reformado e onde funcionava o ossário, hoje existe uma praça, um local agradável para as pessoas descansarem. Também foram plantadas árvores e realizado paisagismo em vários locais.