07 NOV 2013
Recanto dos Pássaros vai ganhar uma Escola Estadual

O Governo Municipal recebeu a boa notícia que Ourinhos foi contemplada com uma escola Estadual, que será construída no Recanto dos Pássaros, com capacidade para atender 1.260 alunos.

A informação foi confirmada pelo site do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e consta como Contratada. A obra está orçada em mais de R$ 4,780 milhões e será executada pela Construtora Tecnibrás Ltda., vencedora da licitação.

A secretária municipal de educação Maria Tereza Paschoal de Moraes comemorou a boa notícia. “A conquista de mais uma escola estadual vem para atender a demanda do bairro que está crescendo. Desta forma vamos conseguir atender todos os pontos da cidade, permitindo que os alunos possam estudar perto de onde moram”, disse.

A prefeita Belkis Fernandes também falou sobre mais essa conquista. “Estamos em um momento muito especial na educação ourinhense. Teremos duas novas escolas estaduais, duas novas creches Pró-Infância do Governo Federal, duas creches-escola do Governo Estadual e estamos no final das obras da escola municipal de ensino fundamental do Jardim Itamaraty. Agradecemos mais uma vez o Governo do Estado por mais esse investimento em Ourinhos”, destacou.

A escola contará com espaços acessíveis com rampas, corrimões, sinalização, piso tátil para alunos com deficiência visual, entre outros componentes, de acordo com as normas técnicas para acessibilidade. O projeto que a FDE elaborou para as escolas poderá incluir ainda a construção de quadras de esportes cobertas, com fechamento lateral, iluminação, pintura para quadra, tabelas de basquete e postes para voleibol.

Segundo o site do FDE, de acordo com cada projeto, as novas unidades terão salas de informática, áreas administrativas e pedagógicas, laboratório, cantina, cozinha e sanitários. Além disso, as unidades possuirão componentes de segurança e combate a incêndio, como extintores, reservatório de água, bombas e treinamento para brigada de incêndio. Junto a isso, estão previstas a instalação do sistema de prevenção contra descargas atmosféricas (para-raios).

Ainda, de acordo com o FDE após o processo de contratação para a unidade escolar, o prazo de conclusão é de 210 a 750 dias, conforme o projeto. A ação faz parte do Plano de Expansão e Manutenção da Rede.

FOTO: Vista área da região dos Recantos dos Pássaros onde será construída a escola estadual. O bairro já conta com uma creche Pró-Infância do Governo Federal e o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados)