08 NOV 2013
Novembro Azul alerta homens sobre a prevenção do câncer de próstata e sífilis

Durante toda a semana, a Secretaria de Saúde promoveu um mutirão de exames de próstata e sífilis. A iniciativa faz parte da campanha “Novembro Azul”, que objetiva conscientizar os homens a realizar exames para prevenção do câncer de próstata.

Segundo a Coordenadoria de Aconselhamento e Testagem, nos últimos dias foram realizados mais de 600 exames em homens com 40 anos ou mais. Foram feitos exames de PSA para que o médico urologista, juntamente com outros exames, possa detectar precocemente o câncer de próstata, que é a segunda causa mais comum de morte entre homens no Brasil e também exames de sífilis.

Neste sábado, 09, a campanha continua e os interessados devem dirigir-se ao COAS (Centro de Orientação e Apoio Sorológico), que fica na Rua Dom José Marello, nº 385 – Vila Mano, das 09h às 16 horas para realizar seu exame.

Iluminação Especial

Assim como no mês passado, em que a Prefeitura recebeu iluminação especial em alusão ao “Outubro Rosa”, em alerta às mulheres quanto ao Câncer de Mama, neste mês, com o “Novembro Azul”, a fachada do prédio do executivo ganhou a cor azul para despertar nos homens o quanto é importante cuidarem de sua saúde.

Os prédios da Secretaria Municipal de Educação e da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) também receberam iluminação especial na cor azul.

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Em vários países é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

Evento

Na próxima semana, será divulgada a data de uma grande mobilização que a prefeitura realizará em parceria com a Santa Casa, Recco e outras entidades, visando o incentivo à realização de exames preventivos contra o câncer de próstata.