20 NOV 2013
EMEF Dias Negrão inicia atividades em tempo integral

Na última semana, a EMEF “Profº Francisco Dias Negrão” deu início às atividades da Escola Integral, resultado da parceria com o Programa Mais Educação, do Governo Federal, e o município de Ourinhos.

O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas visando garantir as melhores condições de conclusão da educação básica, com ganhos significativos em termos de rendimento e desempenho escolar, por meio de um currículo diferenciado com atividades optativas. Entre as alternativas de atividades complementares estão ações ligadas ao acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica, dentre outros.

Na Escola Integral da EMEF “Profº Francisco Dias Negrão” os projetos oferecidos são: alfabetização/letramento, leitura e produção textual, jornal escolar, canto coral, robótica educacional e esporte escolar, como basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.

A Srª Mariana da Silva Castro Mendonça, mãe de dois alunos desta Unidade Escolar, falou sobre o projeto: “Fiquei sabendo do Projeto Escola Integral em uma reunião e gostei muito. Meus filhos levaram o bilhete para casa e assinalaram os projetos que eles queriam fazer. Tem dias que, devido aos projetos, eles ficam o dia todo na escola, tomam lanche e também almoçam. Meus filhos se alimentam bem, estou muito feliz e eles também!”.

“É um projeto que veio auxiliar porque muitos pais reclamavam dos filhos que ficavam nas ruas e agora estas crianças têm oportunidade de estar mais tempo na escola, de almoçar, de lanchar, participando das atividades que elas mesmas escolheram”, disse a coordenadora da Escola de Tempo Integral da EMEF Dias Negrão, Walkyria Rodrigues. Para a diretora da escola, Profª Renata Aparecida Maia Soares, “É uma excelente oportunidade para expandir o aprendizado das crianças. É a inserção da criança em diferentes culturas, na cultura digital, na cultura da leitura e escrita e na cultura do lazer. A escola foi adequada da melhor maneira para atender todas as crianças, pois o foco do trabalho são os nossos alunos, é possibilitar este atendimento a eles e com a máxima qualidade”.

Para a Secretaria Municipal de Educação, as escolas que contemplam a educação integral contribuirão para a mudança da realidade destas crianças, oferecendo grandes oportunidades de aprendizagem.

FOTO: Alunos e responsáveis pela Unidade Escolar durante o projeto de Robótica, um dos projetos oferecidos na Escola Integral