31 AGO 2013
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
Prefeitura realiza sinalização de solo nas proximidades de escolas

A Prefeitura de Ourinhos desde o início do ano tem reforçado a sinalização de solo em diversos pontos da cidade. No último mês, as ações foram concentradas nos arredores das escolas e creches.

De acordo com o coordenador de trânsito Alberto de Souza, a tinta utilizada tem durabilidade de aproximadamente 2 anos. “Em 2013 já foram contempladas com reforço ou nova pintura do solo aproximadamente 40 km de ruas. Entre as pinturas estão sinais de “Pare”, faixas de pedestre, faixas contínuas, etc. Lembrando que todo investimento em sinalizações e campanhas de trânsito é proveniente da verba arrecada com infrações de trânsito”, lembrou o coordenador de trânsito.

“Atualmente a equipe de pintura está focada nas ruas próximas das escolas e creches. Até o momento ruas de várias escolas já foram contempladas, entre elas o Racanello, Benedita Cury, CAIC e Ary Corrêa. As próximas serão na região do Horácio Soares e de algumas escolas particulares do centro”, informou o coordenador de trânsito.

A renovação das demarcações de pintura de solo visa proporcionar maior segurança para pais e alunos nas proximidades das escolas, bem como para os moradores da região. A equipe de pintura de solo fica em média de três dias a uma semana em cada bairro ou região, a fim de contemplar as principais ruas e travessas.

“Nosso trabalho é baseado em um planejamento logístico que visa contemplar nossa cidade. Quando realizamos as demarcações nas proximidades de uma escola aproveitamos para contemplar as principais ruas de todo o bairro, assim como trocar placas e demais sinalizações necessárias na região, a fim de otimizar o tempo de serviço”, explicou.

Para a execução dos serviços de sinalização de solo, a equipe da coordenadoria de trânsito necessita interditar algumas vias o que ocasiona no desvio do tráfego de veículos. Desta forma, para não atrapalhar o fluxo natural da cidade, principalmente na área central, os trabalhos são realizados em horários alternativos, finais de semana, no período noturno e até mesmo na madrugada.

“Nossa equipe é composta por 8 pessoas, sendo 2 motoristas e 6 que fazem a demarcação do solo, assim como a interdição de ruas para eventos. É importante valorizar o trabalho deles, visto a relevância da sinalização para a segurança do trânsito. Além de que a equipe demonstra sua eficiência diariamente, pois mesmo com adversidades climáticas está com o cronograma em dia”, enfatizou Alberto.

A Coordenaria também informou que os pedidos esparsos, assim como as ruas que estão sendo recapeadas serão contemplados como novas demarcações de acordo com o cronograma da coordenadoria.

As próximas regiões que receberão as demarcações de solo são as ruas principais e próximas as unidades de saúde. O intuito da coordenadoria de trânsito é renovar a sinalização tanto das áreas centrais, quanto periféricas de Ourinhos.