29 NOV 2013
EDUCAÇÃO
Equipe de robótica do SESI de Ourinhos disputa torneio regional FLL (First Lego League)

Na tarde desta terça-feira, 26, a prefeita Belkis Fernandes visitou a unidade do SESI de Ourinhos a fim conhecer o novo projeto da equipe de robótica da escola.

Este projeto foi desenvolvido pelos alunos do SESI tendo em vista um torneio regional de robótica. A competição da FLL (First Lego League) ocorre em Presidente Epitácio.

A técnica da equipe Tatiane de Fátima Rodrigues Aguiar falou sobre o torneio. “Esta é fase regional, caso a equipe seja selecionada disputará o nível estadual e posteriormente o nacional. Na competição são avaliados: o projeto de pesquisa, este ano o tema foi “fúrias da natureza”, performance e desempenho do robô nas tarefas e o trabalho em equipe”, explicou Tatiane.

Os alunos de 11 a 14 anos da robótica fizeram a demonstração de uma operação com robôs em uma mesa especial para tal atividade. A equipe também apresentou o projeto idealizado para a competição, um capacete destinado ao Corpo de bombeiros, a fim de localizar vítimas soterradas.

O equipamento foi planejado com 3 tecnologias. A primeira é a termovisão que consegue detectar a radiação térmica emitida pelo corpo humano no meio dos escombros. A segunda consiste em um sensor de Biometria à distância capaz de identificar a frequência cardíaca e respiratória das pessoas soterradas até 30 metros de profundidade.

A última tecnologia seria um projetor que envia informações na viseira do capacete do bombeiro. Para o desenvolvimento do projeto os alunos se reuniram com o Corpo de Bombeiros, membros da Defesa Civil de Ourinhos e o Centro Meteorológico da Unesp.

A prefeita Belkis Fernandes elogiou a determinação e criatividade da equipe de robótica. “É impressionante ver a capacidade destes alunos, tão jovens e com ideias tão extraordinárias. Todos estão de parabéns, espero que tenham êxito neste torneio e façam o nome de Ourinhos ter destaque mais uma vez”, destacou.

FOTO: Prefeita Belkis Fernandes com equipe técnica e alunos da robótica do SESI que disputa torneio regional nesta quinta-feira