31 AGO 2013
SAÚDE
Alunos da rede municipal participarão de projeto para prevenção de doenças da visão

O governo de Ourinhos conquistou junto ao Ministério da Saúde um recurso de aproximadamente R$ 61 mil para implantar o “Projeto Olhar Brasil”, que vai contemplar alunos da Rede Municipal de Educação.

O projeto objetiva a realização de consultas oftalmológicas, exames e intervenções, visando contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como por grandes limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão, vindo facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivo.

A prefeita Belkis Fernandes contou que o projeto Projeto Olhar Brasil será desenvolvido em Ourinhos pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e que foi elaborado pelos técnicos da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Ourinhos.

O público alvo do projeto são os alunos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), gerido pelos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) e os alfabetizandos cadastrados no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Em Ourinhos mais de 6.100 alunos passarão pela avaliação e, de acordo com a Coordenadoria de Atenção à Saúde, a estimativa do Ministério da Saúde é que em 15% das pessoas avaliadas seja detectado algum tipo de problema.

O primeiro passo do projeto é a triagem dos alunos nas escolas, em seguida os estudantes indicados passam por consulta oftalmológica, que pode gerar o fornecimento de óculos ou, em algum casos, a realização de cirurgia.

Confira a relação das escolas que fazem parte do PSE e quantos alunos de cada uma serão avaliados:

1) EMEF Pedagogo Paulo Freire: 208 alunos;

2) EMEF Profª Jandira Lacerda Zanoni: 1.090 alunos;

3) EMEF ProfªEvani Maioral Ribeiro Carneiro: 269;

4) EMEF Prof. Francisco Dias Negrão: 556 alunos;

5) EMEF ProfªNilse de Freitas: 451 alunos;

6) EMEF Profª Amélia Abujamra Maron: 869 alunos;

7) EMEF Prof. Jorge Herkrath: 132 alunos;

8) EMEF Profª Adelaide de Pedroso Racanello: 940 alunos;

9) EMEF Dr. Salem Abujamra: 307 alunos;

10) E. E. Virgínia Ramalho: 851 alunos.

Conheça também a relação das Escolas do PSE que possuem EJA - Educação de Jovens e Adultos que participarão do Projeto:

• EMEF Profª Jandira Lacerda Zanoni, com duas turmas, sendo:

1º ao 5º Termos: 36 alunos e 8º. Termo: 17 alunos.

• - EMEF ProfªEvani Maioral Ribeiro Carneiro,com uma turma:

1º ao 5º Termos: 21 alunos.

• EMEF Profª Amélia Abujamra Maron, com oito turmas, sendo:

- 1º ao 3º Termos: 20 alunos;

- 4º. e 5º. Termos: 25 alunos;

- 6º Termo: 37 alunos;

- 7º Termo: 39 alunos;

- 8º Termo “A”: 34 alunos;

- 8º Termo “B”: 36 alunos;

- 9º Termo “A”: 37 alunos e

- 9º Termo “B”: 35 alunos.

• EMEF Profª Adelaide de Pedroso Racanello, com uma turma:

1º ao 5º Termos: 19 alunos.

• E. E. Virgínia Ramalho, com três turmas, sendo:

-1º Ano E. M.: 27 alunos;

- 2º Ano E. M.: 33 alunos;

- 3º Ano E. M.: 37 alunos.