04 DEZ 2013
SAÚDE
Prefeitura pleiteia ao Estado auxílio no credenciamento da Oncologia em Ourinhos para atendimento regional

A prefeita de Ourinhos e presidente da UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana) Belkis Fernandes participou nesta terça-feira, 03, na Secretaria Estadual de Saúde de audiência marcada pelo Deputado Estadual Mauro Bragato com o Secretário adjunto da Saúde Wilson Pollara, para mais uma vez pleitear que o atendimento a pacientes com câncer da cidade e da região possam ser feitos no município.

O deputado Mauro Bragato, os vereadoers Alexandre Araujo Dauage “Zóio”, Alexandre Florêncio Dias e Antonio Carlos Mazzetti “Tico”, secretários, médicos e representantes da Santa Casa de Ourinhos, a presidente da RECCO Neide Campion, mais seis prefeitos da região também participaram da reunião em que a prefeita Belkis explicou a necessidade do credenciamento da oncologia pelo SUS para que o tratamento seja feito em Ourinhos. “Muitos pacientes com câncer, de Ourinhos e região, além dos transtornos e desconforto que tem pela própria doença, precisam viajar quilômetros até as cidades de Jaú e Botucatu para realizar as consultas, exames e procedimentos como a quimioterapia e, com todos esses serviços sendo oferecidos aqui, pois já estamos nos preparando para isso, com certeza vamos oferecer mais comodidade a essas pessoas que passam pelo momento delicado do tratamento”, frisou a prefeita.

A prefeita contou que o Governo do Estado está sinalizando positivamente a possibilidade de iniciarem alguns procedimentos no início de 2014. “Existe uma grande perspectiva de que em janeiro os pacientes que fazem quimioterapia já sejam atendidos em Ourinhos”.

O secretário Pollara sinalizou positivamente dizendo que, após a publicação da portaria do Ministério da Saúde, vai estudar a forma de defender o credenciamento junto ao SUS. A reivindicação está embasada no fato de a Santa Casa de Ourinhos já ter estruturado um setor completo de oncologia pronto para funcionar. “Outra coisa importante é que com o tratamento feito na cidade, muitas pessoas não precisariam viajar por 400 quilômetros até outros centros para se tratar. Facilitando a vida de quem já está debilitado”, reforçou o Deputado Bragato.

Segundo Pollara, técnicos da Coordenadoria Regional de Saúde da Secretaria farão estudos até o mês de janeiro para apontar a viabilidade.

Auxílio a Santa Casa de Ourinhos

Aproveitando o encontro, a prefeita Belkis Fernandes também fez outra reivindicação para que o repasse de verba mensal, acertado com a intermediação do deputado Mauro Bragato, continue para auxiliar na manutenção da Santa Casa. A Secretaria está repassando R$ 200 mil mensais para custeio do hospital. Já o secretário de Saúde de Ourinhos, André Mello, falou da necessidade do AME por tomógrafo e aparelho de ressonância magnética. Pollara disse que vai pedir ao DRS (Departamento Regional de Saúde) que reprograme o que foi oferecido, adequando às necessidades atuais.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Saúde de Ourinhos André Mello, os prefeitos de Bernardino de Campos Armandinho Beleze; de Canitar Anibal Feliciano; de Ibirarema Thiago Briganó; de Ipaussu Luiz Carlos Souto; de Ribeirão do Sul Eliana Maria Manso; de Timburi Luiz Cabral Zurdo “Luizão”; além dos vereadores de Ourinhos Alexandre Araujo Dauage “Zóio”, Alexandre Florêncio Dias e Antonio Carlos Mazzetti “Tico”, e de Timburi Romualdo Pozza. O presidente e o administrador da Santa Casa de Ourinhos Celso Zanuto e Fernando Abreu, os médicos que estão implantando o serviço de oncologia Batista Oliveira Júnior e Norberto Souza Paes, a presidente da Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos, Neide Campion, e o presidente da Fehosp (Federação Brasileira de Administradores Hospitalares), Edson Rogatti também participaram do encontro.

FOTO: Secretário Pollara, prefeita Belkis Fernandes, o deputado Bragato, os vereadores Alexandre “Zóio”, Alexandre Enfermeiro e “Tico”, secretários, médicos e representantes da Santa Casa de Ourinhos, a presidente da RECCO Neide Campion e os prefeitos da região que participaram da reunião