No encerramento da Campanha Maio Amarelo, realizado na tarde de quarta-feira (30), no Poupa Tempo de Ourinhos, o Prefeito Lucas Pocay anunciou recursos de R$ 830 mil para campanhas de segurança e melhorias na infraestrutura do trânsito. A verba será destinada através de um convênio com o Detran de São Paulo com o intuito de reduzir acidentes e mortes no trânsito. Na ocasião, o Prefeito informou ainda que dez motocicletas serão destinadas a Ourinhos pelo Detran para a fiscalização do tráfego de veículos e pedestres.
“Precisamos conscientizar a população sobre as leis e segurança no trânsito. Hoje os índices de mortes no trânsito são maiores do que os de homicídio. É um número alto, 94% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Quem perdeu alguém que ama num acidente sabe como é dolorido um acontecimento como esse”, declara o Prefeito Lucas Pocay, que agradeceu o Deputado Estadual Ricardo Madalena pela conquista da duplicação da Raposo Tavares, obra que deve reduzir drasticamente o número de acidentes na rodovia que corta dezenas de cidades da região.
A parceria entre o município de Ourinhos e o Detran de São Paulo foi confirmada pelo diretor do Departamento de Trânsito da capital Maxwell Borges de Moura Vieira, que veio a Ourinhos especialmente para o encerramento da Campanha Maio Amarelo.
“Este convênio vai proporcionar a possibilidade do trabalho em conjunto promovendo ações de conscientização, cursos, e levar essa mensagem para o máximo de pessoas possível”, ressalta Vieira.
A Prefeitura de Ourinhos, através da Coordenadoria de Trânsito aderiu ao movimento Maio Amarelo, ação desencadeada em todo o país para despertar em motoristas e pedestres a necessidade de um trânsito mais seguro. Faixas, panfletos e adesivos foram afixados e distribuídos em locais estratégicos da cidade chamando a atenção sobre o tema.
Segundo o coordenador de trânsito Ariovaldo de Almeida Silva, o Maio Amarelo é um movimento que visa a melhoria do convívio no trânsito.
“Mais de cinco milhões de pessoas morrem em acidentes. Temos de respeitar o pedestre, as faixas de pedestre, a sinalização, respeitar o direito do outro, a velocidade, não usar o celular enquanto dirige”, comenta.
Também participaram da cerimonia de encerramento da campanha Marcos Traad, diretor do Detran do Paraná; Daniel Romeira, superintendente regional do Detran-SP; Tadeu Dubas, chefe de gabinete do Deputado Estadual Ricardo Madalena; Silvonei Rodrigues, Secretário Municipal de Governo; Felipe Chamorro, Secretário de Comunicação; Jefferson Lúcio, diretor da 22ª CIRETRAN; Jéssica Rafaela, diretora da 22ª CIRETRAN; o prefeito de Jacarezinho, Sergio Faria; e os vereadores Cicero Investigador e Éder Mota.