03 SET 2013
SAÚDE
Secretaria de Saúde capacita profissionais para realização de testes rápidos de HIV e Sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos, através do Programa DST/AIDS realizou na última quarta e quinta-feira, 28 e 29/08, a “Capacitação para realização dos testes Rápidos de HIV e Sífilis”, na Faculdade Estácio de Sá.

Foram capacitados 34 enfermeiros da Rede básica de saúde e maternidade de Ourinhos e região (Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Canitar) com objetivo de levar o diagnóstico precoce de HIV e Sífilis o mais próximo possível do usuário, com foco nas gestantes e parceiro já no inicio do pré-natal.

No primeiro dia da capacitação os participantes tiveram aulas teóricas com médico Infectologista do Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas - SAEDI e GVE/ASSIS e enfermeiros multiplicadores sobre: vigilância epidemiológica, aspectos da transmissão, prevenção e diagnóstico da sífilis e HIV, Profilaxia pós exposição sexual (PEP), sensibilização para prática do pré e pós aconselhamento, conceito de vulnerabilidade, biossegurança.

No segundo dia foram expostos os documentos necessários para implantação dos testes nas unidades básicas de saúde e prática de laboratório com a realização do testes rápidos.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS Marcela Caldeira da Silva, com essa capacitação os enfermeiros já estão aptos para realização dos testes rápidos que são confiáveis e validados pelo Ministério da Saúde e poderão emitir laudos, diagnósticos de HIV e triagem para Sífilis. A previsão é que a partir de outubro sejam implantados os testes nas unidades básicas, após reunião com coordenadora do CAS (Coordenação de Atenção em Saúde) para adequação das unidades quanto as rotinas necessárias e solicitação dos KITs para o Ministério da Saúde.

Essa capacitação foi bem aceita pelos enfermeiros, pois vem ao encontro com nossa meta de diagnosticar precocemente o HIV e a Sífilis, tratar adequadamente e, o quanto antes, os casos positivos para que eles mantenham uma qualidade de vida, assim como nas gestantes para evitar a transmissão vertical”, informou Marcela.