Localizada no Jardim Itamaraty, a EMEF “Profª Jandira Lacerda Zanoni” reinicia o projeto Escola em Tempo Integral, resultado da parceria da Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Programa Mais Educação, do Governo Federal. Em 2010, a Unidade Escolar já desenvolveu o mesmo projeto e em 2013 foi firmado novo convênio.
A mãe do aluno Daniel Wesley Basto, a senhora Marlene Bastos, falou sobre o projeto: “Meu filho adora os projetos oferecidos pela escola, como a fanfarra e a dança. Está até melhor na sala de aula, com relação à aprendizagem e ao seu comportamento”.
Daniele Cristina Gonçalves, mãe da aluna Ana Lívia Felix, disse: “Ela está gostando bastante dos projetos, está se mostrando até mais animada em casa e brinca mais. Ela gosta da alimentação, fala que a comida é muito boa, muitas vezes ela chega e nem quer jantar em casa, dizendo que na escola ela já jantou. Acho ótimo estes projetos para ocupar a cabeça destas crianças, já que não ficam nas ruas. A escola está de parabéns!”
“Os projetos objetivam a interação e a permanência dos alunos em projetos na escola no período contrário ao da sala de aula. São desenvolvidas atividades que contribuem com a formação pessoal, artística e pedagógica. Atendemos aproximadamente 450 alunos distribuídos em atividades de Tênis de Mesa, Hip-Hop, Futsal, Leitura e Produção de texto e Jornal da Escola”, comentou a Coordenadora da Escola em Tempo Integral da Unidade Escolar, Profa. Gisele Camotti.
A diretora da EMEF “Profa. Jandira Lacerda Zanoni”, Profª Amábile Reginato dos Santos, que adquiriu experiência com a Escola em Tempo Integral na EMEF “Pedagogo Paulo Freire” durante o período em que foi diretora daquela Unidade Escolar, comentou: “A escola integral para nós é um projeto bom, é muito rico porque é por meio dele que podemos trazer os alunos para dentro da escola por um tempo maior. Sentimos que há mudança nos alunos, são projetos que realmente oferecem conhecimento, seja uma dança, uma leitura, uma música, tudo é cultura, tudo é aprendizado, o que contribui para o crescimento deles como cidadãos”.
Para a Secretaria Municipal de Educação, a Escola em Tempo Integral é uma parceria que tem bons resultados, é o ideal para alcançar a excelência educacional que, além de agregar a área pedagógica, engloba outras áreas que cooperam para a formação do aluno.