10 JAN 2014
Vigilância Epidemiológica alerta sobre risco de Dengue

Devido ao início do período de chuvas, a Vigilância Epidemiológica alerta a população sobre o aumento do risco de dengue, pois o mosquito transmissor da doença (Aedes Aegypti) se reproduz em água parada.

O trabalho de prevenção da dengue é feito pelos agentes de combate a endemias incessantemente durante todo o ano, sendo intensificado ainda mais no período das chuvas. Os agentes realizam visitas periódicas a fim de fazer o controle de possíveis criadouros do mosquito.

Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde Yara Dalva Tomaelo Bunder, embora o controle da dengue seja realizado incessantemente pelos agentes da saúde, a contribuição da população é essencial para eliminação de criadouros e possíveis focos da doença.

“Orientamos para que a população redobre a atenção, neste período de chuvas, com materiais e objetos que possam acumular água parada e servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue”, destaca Yara.

A coordenadora de Vigilância em Saúde acrescenta que é fácil colaborar para o controle da doença. “Se cada munícipe dedicar 10 minutos por semana para verificar e eliminar qualquer ambiente que seja propício para a proliferação do mosquito tanto em suas casas, como nos locais de trabalho eliminaremos boa parte do problema. A única forma de prevenção é a nossa ação contra o mosquito”, ressaltou Yara.