A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, está desenvolvendo ações em busca da certificação Município Verde Azul, um programa do governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais.
Para conquistar a certificação, é preciso atender as dez diretivas principais, que são: Município Sustentável (MS), Estrutura e Educação Ambiental (EEA), Conselho Ambiental (CA), Biodiversidade (BIO), Gestão das Águas (GA), Qualidade do Ar (QA), Uso do Solo (US), Arborização Urbana (AU), Esgoto Tratado (ET) e Resíduos Sólidos (RS).
O Secretário da pasta, Maurício Amorozini, explica que as ações envolvem as Secretarias de toda a administração municipal. “Dentro dessas diretivas, ainda existem diversas subdiretivas que totalizam por volta de 80 relatórios a serem apresentados pelo município, ou seja, embora a Secretaria de Meio Ambiente encabece as ações, todas as Secretarias tem responsabilidade de executar as ações visando um município mais sustentável, com mais qualidade de vida e, consequentemente, a certificação.”
Maurício enfatiza que para obter uma boa pontuação foi preciso voltar a atenção e buscar soluções efetivas para assuntos relevantes, como a destinação do lixo, arborização urbana e os processos de tratamento de esgoto. “Sem que tenhamos ações efetivas para resolver essas questões, Ourinhos não conseguiria obter boa pontuação no programa. Com o empenho do Prefeito Lucas Pocay, a equipe e os projetos a serem apresentados, acreditamos que o município irá começar a se destacar no ranking.”