Atendendo a diretiva do programa Município Verde Azul, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, certificou o prédio do IPMO (Instituo de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ourinhos) como o primeiro edifício modelo de sustentabilidade.
Para que um edifício seja classificado como sustentável, é preciso atender pelo menos 10 requisitos. O prédio do IPMO possui 15 itens de sustentabilidade, entre eles, calçada ecológica, rampa de aceso, piso tátil, vagas de estacionamento para idoso e deficiente, bicicletário, gramado, iluminação natural, lâmpadas fluorescentes e LED, sensor de presença, cores claras, ar condicionado inverter, torneiras dos lavatórios com temporizadores, sanitários adaptados para deficiente, estrutura metálica na cobertura e coleta seletiva.
De acordo com o Secretário da pasta, Maurício Amorozini, a ação de identificação do prédio atende a diretiva Município Sustentável para certificação no programa Município Verde Azul.
“É um edifício modelo para que profissionais da área da construção civil, como engenheiros, pedreiros, arquitetos, possam ter como exemplo para novas construções. O prédio modelo está aberto para visitação das 9h às 12h e das 14h às 17h de segunda a sexta.”
O prédio do IPMO está localizado na rua Cambará, 1.351, na Vila São José. A presidente do instituto e responsável pelo edifício modelo é Simeia Cardoso Ribeiro.