27 JAN 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Balança comercial de Ourinhos fecha 2013 com saldo positivo

Após Ourinhos fechar 2013 com saldo positivo na geração de novos empregos, a prefeita Belkis Fernandes anuncia mais uma excelente notícia para os ourinhenses: depois de cinco anos, a balança comercial do município fechou no ano passado com superávit de US$ 514.049, enquanto em 2012 havia obtido um déficit de US$ -81.753.638, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Em relação a 2012, o volume exportado cresceu 108,49%, enquanto o importado diminuiu -8,01%.

Ao longo de todo o ano, Ourinhos exportou US$ 135.510.192 e importou US$ 134.996.143. O mês em que se registrou maior saldo em 2013 foi maio, quando a diferença entre importações e exportações foi de US$ 12.292.760.

Os números positivos de Ourinhos diferem de cidades vizinhas da região, como Assis, que fechou o ano com déficit de US$ -12.469,418 e Marília, com déficit e US$ - 2.932.306.

Os produtos que o município mais exportou em 2013 foram, em ordem decrescente, açúcar de cana, soja, outros açúcares de cana, máquinas, etc,. Os principais países de destino para onde Ourinhos mais vendeu esses produtos foram China, Argélia, Venezuela, Irã, Rússia e Malásia.

Cloreto de potássio, nitrato de amônio, ureia, hidrogeno e diidrogeno foram os produtos que Ourinhos mais importou de Rússia, Alemanha, Marrocos, Canadá, Ucrânia e Estados Unidos.

O secretário de desenvolvimento econômico José Claudinei Messias falou sobre o quadro positivo. “Esses dados mostram que a indústria, o setor produtivo da cidade, está em plena ebulição, diferente da maioria dos parques industriais do país. O governo municipal está incentivando ainda mais esse crescimento, porém de uma forma ordenada. Hoje a oferta de vagas é superior à procura, porém a cidade precisa cada vez mais de mão-de-obra qualificada”.

Messias ressaltou que o Governo de Ourinhos está buscando aumentar ainda mais a oferta de cursos de qualificação na cidade. “Por determinação da prefeita Belkis Fernandes estamos buscando, principalmente junto à FIESP, novos cursos de qualificação profissional, com ênfase na área metal/mecânica, movelaria, confecções e serralheria, o que justifica, inclusive, a ampliação das instalações do SENAI. Nos últimos anos tivemos um número expressivo de profissionais sendo capacitados, a oferta de mão de obra aumentou, mas o setor produtivo está absorvendo mais, como, por exemplo, na área de construção civil, que está bastante aquecida”.

Os dados podem ser acessados no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no link http://www.desenvolvimento.gov.br//sitio/sistema/balanca/

FOTO: AS EXPORTAÇÕES DAS INDÚSTRIAS OURINHENSES GERARAM UM SUPERÁVIT NA BALANÇA COMERCIAL DO MUNICÍPIO EM 2013