28 JAN 2014
BANCO DE LEITE HUMANO RECEBE DOAÇÕES O ANO TODO

Ourinhos tem uma boa tradição de banco de leite, mas em algumas épocas do ano o estoque tende a reduzir, por isso a equipe do Banco de Leite Humano destaca que doações são sempre bem-vindas. O leite doado passa por um processo de pasteurização e é destinado a bebês prematuros ou que estejam internados em centros de tratamento intensivo neonatal.

O leite materno é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos até que se tornem aptos a comer e digerir os alimentos sólidos. O leite é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), e etc.

Acontece que nem sempre, a mãe está apta a amamentar o seu filho. Sendo assim, o Banco de Leite torna-se fundamental nestas situações para o desenvolvimento dessas crianças. Por meio do estoque do banco, os bebês, muitas vezes prematuros, conseguem ganhar peso e se desenvolver.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano Cássia Dias Pereira da Silva atualmente o estoque de leite está bom, com média de 32 doadores mensais. “O estoque nos dias de hoje consegue suprir a demanda da Santa Casa, só que sempre são bem-vindas novas doadoras, até mesmo por situações emergenciais. Além disso, em alguns meses temos muitas doações em outras não tantas, por isso sempre precisamos de mais doações”, informou a enfermeira.

A enfermeira também explicou o processo de doação. “Após o contato das interessadas com o Banco de Leite, a equipe vai até a casa da candidata a doação orienta como o leite deve ser armazenado e faz o cadastro da mesma. São realizados exames com as mães e com o leite para saber se estão aptos à doação. O leite é levado para o Banco de Leite, para ser pasteurizado e colocado em um freezer, para aguardar a liberação. Apenas após o resultado do exame da mãe e também do leite já pasteurizado, é que esse leite estará disponível para a doação”, explicou Cássia.

Mulheres que tem interesse em ser doadora de leite podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (14) 3324-2203. A equipe irá até a residência da candidata e fará todo o procedimento para a doação. A coleta é realizada na residência da doadora.

FOTO: Enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano Cássia Pereira com frasco de doação de leite