25 JAN 2020
SAÚDE
Prefeitura de Ourinhos organiza cronograma mensal de ações de prevenção ao câncer

Todos os meses do ano serão dedicados às ações de conscientização sobre os diversos tipos de câncer. A intenção é informar a população sobre as formas de prevenção e ainda a fazer exames preventivos ou procurar um médico logo nos primeiros sintomas. Quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores as chances de cura.

O primeiro mês do ano foi batizado de “Janeiro Branco“ e é dedicado a doença de uma maneira em geral. As equipes da Secretaria da Saúde e da Recco (Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos) trabalham com a população, nas unidades de saúde, a prevenção de todos os tipos de câncer.

A Prefeitura de Ourinhos e a Recco trabalham juntas para organizar eventos que contemplem o calendário de ações anticâncer. A Secretaria de Saúde elaborou uma lista de doze tipos da doença que mais atingem a população e a cada mês do ano serão feitas ações de panfletagem, conscientização, divulgação dos sintomas e indicações sobre a necessidade de consulta médica.

De acordo com a tabela, fevereiro será o mês “laranja” de prevenção à leucemia e linfoma; Março Lilás (colo de útero); Março Azul Marinho (Cólon e Reto); Abril Verde (estômago e esôfago); Maio Vermelho (boa e cavidade oral); Junho Marrom (cabeça e pescoço); Julho Amarelo (fígado e pâncreas); Agosto Cinza (pulmão); Setembro Dourado (câncer infanto-juvenil); Outubro Rosa (mama); Novembro Azul (próstata); Dezembro Laranja (pele).

Segundo a Secretária Cassia Palhas, também foi proposta a intenção de estender a conscientização para outros tipos de doenças. "Este trabalho é muito importante, pois uma doença descoberta em um estágio inicial aumenta e muito a chance de cura do paciente. A Prefeitura deve cumprir este papel importante de educar o cidadão", comenta.