06 FEV 2020
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Prefeitura de Ourinhos já realizou a castração gratuita de 300 animais

A Prefeitura de Ourinhos, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAA), desenvolveu um novo programa para a castração de animais de forma gratuita. Nesta primeira fase, já foram atendidos mais de 300 animais de famílias e cuidadores com baixa renda. A intenção é chegar a até 600 castrações neste primeiro trimestre de 2020. Os interessados precisam se cadastrar no aplicativo da SEMAA e em seguida passam por uma triagem.

O mototaxista Carlos Alberto Sanches cuida de mais de vinte animais abandonados e acredita que o programa é essencial para continuar seu trabalho.“Com esse apoio para a castração, a Prefeitura ajuda muito quem está sem condições e adota animais”, declara.

Para a dona de casa Lígia Daiane Prado Portela, o atendimento se mostrou excelente. Ela já levou cinco dos dez gatos que cuida para castração.“É uma campanha muito especial e o programa e é importante trazer tanto os animais machos quanto as fêmeas”.

CHIP

Além da castração, os cães também ganham um chip de identificação inserido entre as espátulas do animal. O tutor precisa autorizar o procedimento, que é simples e permite que qualquer veterinário com um leitor identifique os dados do animal e facilite o reconhecimento de animais perdidos e fugas.

PERÍODO IDEAL

“A castração deve ser realizada, preferencialmente, até o primeiro cio ou entre o primeiro e segundo cio, pois traz qualidade de vida ao animal. Realizar a castração nessa época evita tumores como o de testículo, próstata, mama, ovário e útero”, detalha Isabel Cristina Munhoz, veterinária responsável pela clínica Bicho da Gente.

CUIDADOS PRÉVIOS

Antes de levar seus animais para a castração, fica um aleta da veterinária: os tutores precisam realizar a limpeza dos animais e eliminar carrapatos e pulgas, pois o pet pode ficar impedido de realizar a castração. Os bichos precisam ainda estar com a vacinação anual em dia e com vermifugação.