06 FEV 2020
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeitura de Ourinhos quintuplica o acesso de famílias carentes a programas sociais

Após a descentralização dos atendimentos à população de baixa renda, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, ampliou em mais de 460% o número de famílias carentes com acesso a programas sociais do Governo Federal.

Até 2016, os atendimentos eram exclusivamente feitos na Secretaria de Assistência, no centro da cidade, dificultando o acesso dos moradores de bairros distantes. A partir de 2017, o Cadastro Único também passou a ser feito nos quatro CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e no Centro Pop de Ourinhos.

Com a descentralização e o aumento da equipe foi possível aumentar significativamente o número de atendimentos realizados, passando de 700 em 2017, para 2.664 em 2018. Já, em 2019, foram realizados 3.945 atendimentos, quintuplicando o número de entrevistas realizadas em um período de dois anos.

Além da medida de descentralização para outros pontos da cidade, a Prefeitura também promoveu investimentos para ampliação e capacitação de funcionários, além da criação de uma equipe gestora do Cadastro Único.

A equipe gestora municipal tem realizado ações de busca ativa (visitas domiciliares) das famílias com risco de terem os benefícios cancelados ou que tenham mobilidade reduzida e por ventura não conseguem ir aos pontos de atendimento. Com objetivo de atender toda a população também são realizados mutirões em divesos pontos da cidade para viabilizar ainda mais o atendimento do Cadastro a população que dele necessita.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, além de uma ferramenta para planejamento de políticas públicas no âmbito federal, estadual e municipal. O Cadastro Único é também o principal instrumento para inclusão das famílias em programas sociais do governo tais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, BPC, Carteira do Idoso, Viva Leite entre outros.

PONTOS DE ATENDIMENTO DO CADASTRO ÚNICO:

CRAS I

Rua Celestino Lopes Bahia, 1.051 - Vila São Luiz