A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ourinhos disponibilizou um espaço na unidade para que os pacientes possam avaliar o serviço e sugerir melhorias.
A iniciativa agrega a qualidade do sistema de avaliação que já é realizado e convida a população de forma mais ampla e efetiva a participar da ação para melhorar, ainda mais, a qualidade do atendimento.
As fichas de pesquisa de satisfação contêm seis questões referentes ao serviço da UPA que devem ser avaliadas como “ótimo”, “bom”, “regular” e “ruim”.
Os pacientes analisam o tempo de espera para a triagem, o tempo de espera do atendimento médico, o atendimento da recepção, o atendimento médico, o acolhimento da enfermagem e o acolhimento da assistência social. No documento também há um espaço para o paciente fazer elogios, sugestões ou reclamações.
De acordo com a Secretária de Saúde, Cássia Palhas, a participação popular é fundamental para que a empresa que administra a unidade, bem como a administração municipal, possa avaliar de forma detalhada as necessidades e o nível de satisfação de pacientes.