A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, vacinou cinco mil pessoas no 1º dia da 22ª Campanha Nacional contra Influenza, que teve início nesta segunda-feira (23). A alta demanda zerou o estoque nos postos, que já foi normalizado nesta terça-feira (24).
Apesar da vacina não ser eficaz contra o novo coronavírus, a Gerente de Apoio de Vigilância em Saúde, Célia Exposto, atribui a alta procura à conscientização da população sobre a importância da vacina contra a gripe (influenza).
“A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, mas ajuda na realização do diagnóstico, além de fortalecer o sistema imunológico.”
Até dia 15 de abril, as doses continuam sendo oferecidas para idosos e profissionais da saúde nas 17 unidades de saúde, que funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A partir do dia 16, a campanha é voltada para professores, portadores de doença crônica, forças de segurança e salvamento.
Para intensificar a ação, no dia 09 de maio (sábado), as unidades também farão atendimento das 8h às 17h para aplicar a dose de imunização. A partir desta data, serão vacinadas crianças acima de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens com medidas socioeducativas, funcionários do sistema carcerário, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência. A meta da campanha é vacinar 90% dos grupos prioritários. Mais informações podem ser obtidas pelo (14) 3302-6100, ramal 7137, 7145 e 7169.