31 MAR 2020
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Centro Pop modifica funcionamento para evitar propagação do novo coronavírus

O Centro Pop de Ourinhos modificou as regras de atendimento para evitar o contágio do novo coronavírus entre os usuários e funcionários do local, que é referência no atendimento às pessoas em situação de rua. A principal medida foi a separação dos espaços entre os acolhidos e quem chega mediante encaminhamento ou por conta própria, ou seja, quem está na rua não circula no espaço dos acolhidos. Alémdisso foram disponibilizados álcool gel e sabão, e intensificadas a lavagem de roupa, banhos e esterilização de pratos e talheres. O uso de copos descartáveis também foi adotado.

Os funcionário Centro Pop estão trabalhando em revezamento; são dois grupos atuando em dias alternados, com objetivo de ficarem menos expostos. Entre as atividades realizadas estão as orientações para manter as pessoas em situação de rua atualizadas sobre os impactos, cuidados e prevenções do covid-19. Os atendidos têm à disposição acesso a jornais pela TV a fim de se manterem atualizados sobre cotidiano global.

Atualmente o Centro Pop atende cerca de 10 pessoas encaminhadas diariamente, fora os 50 acolhidos na institucional. Todos recebem café da manhã, almoço e, no caso dos que deixam o local no fim do dia, um kit lanche para levarem. Dentro da instituição são desenvolvidas oficinas de jogos e de música, orientações sobre higiene pessoal e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de cursos profissionalizantes como o projeto Horta Comunitária. Mais informações pelo telefone (14) 3326-5348.