04 MAI 2020
SEGURANÇA PÚBLICA
Polícia utiliza imagens da Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Ourinhos para sua segurança e planejamento mais eficiente da operação

A Polícia Militar e Polícia Civil estão utilizando as imagens da Central de Videomonitoramento cedidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública durante o roubo e agora para tentar localizar o bando armado que aterrorizou Ourinhos na madrugada de sábado, 02 de maio, após assaltar uma agência bancária e trocar tiros com a polícia. Não houve vítimas.

O prédio onde funciona a Central 24 horas fica no centro da cidade. Assim que os monitores registraram movimento atípico e estampidos de tiros, o diretor de operações da Secretaria de Segurança Pública, coronel Wagner Soares foi informado da ocorrência e imediatamente entrou em contato com o comandante da operação da Polícia Militar de Ourinhos.

“Temos dezenas de imagens que já estão auxiliando a Polícia Civil e a Polícia Militar para tentar encontrar os criminosos. Durante a ocorrência nós auxiliamos a Polícia relatando onde alguns bandidos estavam escondidos e para onde os carros utilizados pelo bando estavam se dirigindo. Acreditamos que as imagens vão fornecer pistas preciosas que levem até os criminosos”, declara Soares.

PREVENÇÃO

A Central de Videomonitoramento 24 horas foi inaugurada pela Prefeitura de Ourinhos há cerca de três anos e, desde então coibiu centenas de ocorrências de furtos a patrimônios públicos. São mais de 2.000 câmeras espalhadas por toda a cidade, instaladas em prédios públicos, praças, entradas e saídas da cidade, principais ruas e avenidas, e outros pontos estratégicos. As câmeras, além de auxiliar as políticas de prevenção ao crime, também colaboram no trabalho de fiscalização e zeladoria do espaço público, identificando equipamentos quebrados, mato alto, depredação, entre outras infrações.

EXEMPLO

A sensação de segurança aumentou, a criminalidade caiu e Ourinhos se tornou referência em Segurança Pública. Muitas autoridades já visitaram a Central como exemplo e outras cidades cidades já instalaram câmeras de monitoramento após visitarem Ourinhos e constatarem os baixos números de ocorrências.

ESTATÍSTICAS

Dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que os homicídios caíram 28%, furtos baixaram 5%, roubos retraíram 41% e a cidade registrou 37% menos roubos de veículos desde o início do funcionamento da Central de Videomonitoramento. Tais números colocam Ourinhos entre as 25 cidades mais seguras do Estado, segundo estudo divulgado pelo instituto Sou da Paz, que analisou índices de violência nos 141 municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes.