06 FEV 2014
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
Prefeitura executa obras em galerias pluviais por toda a cidade

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está com atenção especial às galerias pluviais da cidade. Uma das obras será executada na Rodovia Raposo Tavares, no trecho próximo a Volvo e outras empresas, esta que a prefeita Belkis Fernandes, sensível aos problemas causados no local em época de chuva, recentemente se reuniu com representantes das empresas ali instaladas e se comprometeu em tomar providências para que o problema seja minimizado, determinando reparo na galeria pluvial que recebe água do córrego da Veada.

O secretário de Obras José Roberto Barros de Carvalho “Betão” falou sobre as galerias da cidade. “Temos um grande volume de galerias na cidade e esse é um serviço complexo para ser executado e como os problemas só aparecem na época de chuva, estamos priorizando a manutenção e execução de novas obras nas galerias para que ocorra a maior captação de água na época das chuvas. Esse é um trabalho que temos feito durante o ano todo. Começamos pelos balanções, para que aumente a velocidade da água e a direcione melhor, fazendo com que essa água vá em direção às bocas de lobo e entrem nos tubos das galerias”, relatou.

Outra ação importante que também está sendo executada é a desobstrução das saídas dos tubos nos riachos onde as galerias desembocam. “Normalmente esses locais estão assoreados com obstáculos na frente, então quando se intercepta esse volume de água, toda a galeria é prejudicada, pois acontece a diminuição da velocidade nos tubos e com isso ocorre o assoreamento interno nos tubos, o que prejudica a absorção e transporte de água. A prefeita Belkis nos autorizou a execução desse trabalho para que possamos eliminar o problema de obstrução nas galerias”, frisou o secretário Betão.

Recentemente a Prefeitura realizou reparos na galeria do Jd. Santa Felicidade, em que houve infiltração interna. “Essa é uma galeria muito grande, que tem um volume de água gigantesco e para dificultar nosso trabalho ela estava há 6 metros de profundidade. Por isso parabenizo nossa equipe que foi efetivamente responsável pela execução de um trabalho tão minucioso”.

Galeria nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares

Já está no cronograma da Secretaria de Obras para ser iniciada a execução de uma galeria nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares. De acordo com o secretário de Obras José Roberto Barros de Carvalho “Betão” a galeria que atravessa a rodovia tem 1,5 m de diâmetro.

“Ela não é cheia, porém é muito volumosa. Quando a água que vem do Córrego Água da Veada atravessa a rodovia, ela cai em uma caixa de distribuição, que possui tubos de 40cm, 60cm e 80cm de diâmetro, o que faz com que a água perca velocidade. Dessa forma estamos usando a mesma caixa e vamos sair dela com uma tubulação de 1,5m de diâmetro, então com essa tubulação maior vamos aumentar a velocidade da água, que não vai mais ficar parada na caixa e os tubos menores, que não vamos destruir, vamos preservar, servirão como válvula de escape”, disse o secretário de Obras.

Betão informou que os tubos que vão compor a galeria já estão prontos e foram levados para a região da obra, mas que aguarda a chegada de uma escavadeira hidráulica cedida à prefeitura pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo, que virá de Piraju, para execução da obra.

Demais galerias

O Secretário Betão informou que há várias galerias com problemas mais imediatos que estão no cronograma. Uma delas é a da região do Clube Atlético Ourinhense. “Já está sendo feito um estudo para que se elimine os problemas dessa galeria. Já conhecemos os pontos críticos, que são a retirada de tubos que já não comportam mais o grande volume de água, sendo essa uma galeria que abrange a água decorrente da região da Santa Casa, da Rua do Expedicionário, enfim, toda essa água vai pra lá, então ali é um ponto crítico que vai receber atenção especial”, informou.

Balanções e aumento de boca de lobos, gradativamente já estão sendo executados. “Esse é um trabalho intenso, porém nossa equipe é pequena, mas já pedimos para a prefeita Belkis Fernandes para aumentar o número de funcionários para que possamos abrir duas frentes de serviço, enquanto uma turma fica com as galerias, a outra pode ficar com a parte dos balanções, desobstruções em poços de visita. Agradeço a população pela compreensão, porque estamos lutando para que esses problemas não aconteçam mais”, finalizou Betão.

FOTO: Conserto de galeria pluvial e construção de boca de lobo próximo à passarela da rodovia Raposo Tavares, na Rua Geraldo Bernardini