05 JUN 2020
Prefeitura isenta pagamento da CIP para 8 mil famílias de baixa renda

Você sabia que a atual gestão da Prefeitura de Ourinhos isentou oito mil famílias consideradas de baixa renda em residências com consumo mensal inferior a 80KWh no município do pagamento da CIP (Contribuição de Iluminação Pública)?

A isenção foi possível devido a uma reestruturação de cobrança, realizada em 2018 que, além de isentar grande número de famílias, também desonerou o consumidor residencial de forma geral em relação aos consumidores comerciais e industriais.

A CIP é uma contribuição criada em 2013, que se fixa por projeção de despesas com iluminação pública, e eventualmente, por necessidade de investimento. Em 2017, ao identificar que a CIP se mostrava insuficiente para pagamento dos gastos com energia, gerando déficit da ordem de 1,5 milhões por ano, a atual gestão da Prefeitura de Ourinhos promoveu uma readequação na estrutura de cobrança, criando um modelo de escalonamento mais adequado aos diferentes níveis sociais e classes de consumo.

No modelo atual, a CIP permite ao município manter equilíbrio orçamentário e viabilizar investimentos na modernização da iluminação pública.

Consonante a isso, a administração municipal projeta implantar nos próximos meses milhares de luminárias LED na cidade, em um processo de eficientização energética e redução de custos.

A implantação será custeada por um financiamento cujo pagamento se dará integralmente através do valor economizado pela redução do consumo de energia e menores gastos em manutenção. A substituição de luminárias será feita em todas as avenidas e ruas principais da cidade, que terão iluminação tecnológica de alto nível, de forma sustentável e proporcionando melhor segurança aos cidadãos.