A reforma e revitalização do Parque Ecológico Municipal “Tânia Mara Netto Silva” realizada durante a atual gestão da Prefeitura de Ourinhos, transformou o local em um verdadeiro ponto turístico da região e motivo de orgulho para a população ourinhense. Antes da pandemia do Covid-19 o local vinha batendo recordes de visitação devido às atrações oferecidas.
O Parque resguarda o únicotrecho de Mata Atlântica restante no município e é cortado pelo córrego Mojolinho. Sua importância histórica e ambiental voltou a ser valorizada para que crianças e adultos possam contar com um ambiente educacional e de paz.
A confiança na segurança e limpeza do Parque trouxe de volta as visitas das famílias. O fato se prova nos vários recordes de visitação registrados nos feriados e eventos inéditos nas datas comemorativas, como o Dia do Saci e os Passeios Noturnos.
O Parque se mantém preservado, limpo, pintado, com toda a extensão de pistas de caminhada e trilhas capinadas e bem cuidadas. Com a reativação do lago, a biodiversidade no local cresceu, permitindo a observação novos peixes e outros animais, como os jabutis.
Sempre chamando muita atenção, os macaquinhos recebem tratamento digno e vivem com qualidade no Parque. Semanalmente, 120 quilos de banana são distribuídos aos animais pelos funcionários do parque.
O bem-estar proporcionado trouxe uma maior expectativa de vida aos animais, que também estão se reproduzindo: há três anos, havia 33 macacos no parque. Agora, já são contabilizados quase 50.
Aberto diariamente das 8h às 18h, o Parque mantém sua entrada gratuita. Seguindo as normas das organizações de saúde, a visitação está suspensa durante o período da pandemia.