05 AGO 2020
Servidor Público conquista abonos, reajustes e melhores condições de trabalho

A Administração Municipal de Ourinhos resgatou a valorização e o reconhecimento que os Servidores Públicos haviam perdido nos últimos anos. Melhores condições de trabalho, benefícios de reivindicações antigas e salários mais dignos foram as principais conquistas.

Novos concursos públicos, pagamento de abonos e mudanças na legislação foram algumas das ações implantadas para que o serviço público alcançasse ainda mais qualidade.

ABONOS E GRATIFICAÇÕES

Entre 2017 e 2020, a Prefeitura adicionou na folha salarial o valor de R$ 3,4 milhões em abonos e gratificações natalinas. A medida incrementa a renda dos trabalhadores e é fruto do reconhecimento pelo trabalho bem executado durante os doze meses do ano.

6ª PARTE E LICENÇA-PRÊMIO

A conversão de licença-prêmio em dinheiro gerou benefício de R$ 2 milhões aos servidores que cumpriram o quinquênio em suas funções. A sexta parte no salário foi concedida a funcionários que completaram 20 anos de serviços para a Prefeitura. O período necessário para o benefício era de 25 anos.

REAJUSTES

Na comparação com o salário recebido em 2017 e o atual, os Servidores Públicos receberam, em média, 20% de reajuste. Este valor recompõe as perdas que os índices de inflação do período obtiveram e mantém o poder de compra do servidor. As categorias de trabalho também tiveram valores iniciais atualizados com os padrões atuais, como a de eletricista, que recebeu 53% de aumento e os médicos 30% em lei de reestruturação.

VALORIZAÇÃO

A Prefeitura pagou a 1.141 servidores da Educação um bônus no valor total de R$ 2,5 milhões. As gratificações por atividades especiais pagas a 460 servidores (cozinheiras, auxiliar de educação infantil e trabalhadores com roçadeiras) foram reajustadas em 14,6% no período. Houve também reajuste de 3,43% no quadro do magistério.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

O vale-alimentação também teve reajuste de 14,6% durante a gestão atual e foi incorporado aos recebimentos de 500 servidores, beneficiando mais de 2.400 pessoas. A Prefeitura destinou ainda R$ 161 mil em Auxílio Saúde para todos os servidores públicos. Todas as comissões passaram a ser pagas aos servidores e agora são diretamente atreladas à UVFM (Unidade do Valor Fiscal do Município), cuja quantia é reajustada automaticamente todo ano.

CONCURSOS

A Prefeitura realizou um processo transparente de redução e extinção de cargos comissionados, com concursos públicos para preencher as vagas com funcionários efetivos e qualificados. Houve mudança nas regras para funções de confiança, que poderão ser ocupadas apenas por funcionários de carreira.