Entre as medidas adotadas pela Secretaria de Saúde de Ourinhos para conter o avanço da pandemia está o Hospital Covid-19 que se tornou referência na região para o tratamento da doença. O primeiro Hospital Campanha do Centro-Oeste Paulista tem 54 leitos para atender pacientes com sintomas ou que testaram positivo e 4 leitos de emergência para estabilizar os que necessitarem de transferência para a Santa Casa.
O atendimento humanizado é feito por um corpo clínico composto por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, serviço de nutrição, recepção e limpeza.
Ao longo de oito meses o Hospital atendeu 1.107 pacientes que precisaram se isolar e 47 pacientes que evoluíram para uma piora do quadro e foram encaminhados para Santa Casa de Ourinhos ou outros municípios.
Os pacientes recebem cinco refeições diárias: café da manhã (chá, café com leite, café, pão, bolachas salgadas ou doces e frutas), almoço (respeitando as prescrições médicas para cada paciente), café da tarde: (chá com bolachas e frutas), jantar (geralmente uma sopa), ceia: (chá com bolachas).
A equipe de fisioterapeutas auxilia na recuperação da capacidade pulmonar e motora dos pacientes. A atuação do psicólogo frente á covid-19 tem como objetivo acolher os pacientes no processo de adoecimento e seus sofrimentos. Além de contribuir para saúde mental de profissionais e pacientes.