Ourinhos se tornou referência na vacinação contra a covid-19 e o tratamento de pacientes com coronavírus. Desde o início da pandemia, o município tem sido exemplo de organização na aplicação das doses e pelas ações inovadoras para o combate a doença.
Até essa sexta-feira (05), já foram imunizadas 2.415 pessoas, entre profissionais da saúde e idosos do lar Santa Teresa Jornet. Na segunda-feira (08) a campanha de vacinação será ampliada para profissionais de diversos setores da saúde. A partir de segunda, idosos acima de 90 anos também poderão receber dose em sistema drive-thru no Ginásio Monstrinho.
O município está entre os que mais aplicaram doses da vacina, superando mais de 30 cidades com população maior. Para garantir o controle de dados, a Secretaria de Saúde segue todos os critérios para vacinar a população.
Todas as pessoas que recebem a dose preenchem um cadastro para controle do Governo do Estado, que consta o nome, número do cartão SUS e número do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) no caso do profissional da saúde. Após a aplicação da dose, o paciente recebe uma carteirinha utilizada para controle da vacinação.
Com transparência e seriedade nas ações, a administração pública tem respondido e encaminhado relatórios para o Ministério Público, Procuradoria da República e o Tribunal de Contas para prestação de contas de todo o trabalho que está sendo realizado na cidade