20 MAR 2023
COMBATE À COVID-19
COVID-19 / BOLETIM E VACINAÇÃO
Gestantes e puérperas já podem tomar dose de reforço bivalente contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos informa que as gestantes e puérperas foram incluídas no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19, que utiliza vacina bivalente da Pfizer. Além delas, a dose de reforço com este imunizante está liberada para qualquer pessoa maior de 60 anos ou imunossuprimidos maiores de 12 anos. É necessário ter tomado as duas primeiras doses ou a última dose há mais de quatro meses.

Se você tem menos de 60 anos e ainda não tomou uma das doses anteriores [1ª, 2ª (acima de 5 anos), 3ª (acima de 12 anos), 4ª (acima de 18 anos) e 5ª dose (pessoas com comorbidade acima de 40 anos], também pode procurar um dos postos de saúde relacionados a seguir e se imunizar normalmente:

• Segunda-feira: Ubs Vila São Luiz, Ubs Jardim Itamaraty
  • Terça-feira: Ubs Vila Brasil, Ubs Cohab,
  • Quarta-feira: Ubs Parque Minas Gerais, Postão Central (Centro de Saúde I)
  • Quinta-feira: Ubs Caic, Ubs Vila Margarida, Ubs Cohab
  • Sexta-feira: Postão Central (Centro de Saúde I), Ubs Vila Margarida

A vacina para crianças de seis a meses a quatro anos possuem um esquema vacinal diferenciado com a Pfizer Baby, aplicada somente no Postão Central, às quartas e sextas - 9h às 15h.

Confira a seguir algumas dúvidas comuns respondidas pelo Ministério da Saúde:

POR QUE TOMAR O REFORÇO?

Mesmo que você já tenha tomado as duas doses do esquema primário, é necessário tomar a dose de reforço, conforme recomendação para sua faixa etária. Com o tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus. Com o reforço na imunização, os anticorpos voltam a subir consideravelmente.

O QUE É VACINA BIVALENTE?

As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original, a variante Ômicron e suas subvariantes. É importante lembrar que as vacinas bivalentes e monovalentes são igualmente eficazes e protegem contra a Covid-19.