10 FEV 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Em 2 anos, número de carros localizados após furto ou roubo triplica com implantação das câmeras do sistema Detecta

O número de carros localizados após furto ou roubo em Ourinhos triplicou em dois anos. O dado positivo é um reflexo do monitoramento das câmeras do sistema Detecta, implantado pela Prefeitura de Ourinhos através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Polícia Militar.

Em 2019, seis veículos foram recuperados com ajuda das câmeras. Em 2020, o número subiu para 23. Neste ano, só no primeiro mês, já foram localizados quatro automóveis com ajuda da ferramenta.

O Detecta é um sistema inteligente que faz a leitura de placas de veículos e que integra os bancos de dados de diversos serviços da área da segurança pública para identificação de veículos furtados, roubados ou clonados. Aliado a Central de Videomonitoramento, contribui de forma efetiva para o controle do índice de criminalidade no município.

O secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Elvis Alessandro Fernandes Botega, destaca que além da leitura de placas de veículos o sistema também concentra informações e fotos de criminosos procurados que podem ser identificados através das imagens e cadastro de pessoas desaparecidas.

O comandante da PM em Ourinhos, capitão Viol, afirma que o Detecta é uma ferramenta tecnológica muito importante que promove mais segurança para a população.

Em Ourinhos, as câmeras do Detecta estão instaladas em pontos estratégicos da cidade. Em casos de roubo, furto ou suspeita de outros crimes, a viatura da polícia mais próxima do local é acionada em poucos segundos para interceptar o veículo.