20 FEV 2014
SAÚDE
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV EM MENINAS ENTRE 11 E 13 ANOS COMEÇA EM MARÇO

A Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o município irá participar da Campanha Nacional de vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano) no período de 10 de março a 10 de abril de 2014.

Nas próximas quinta e sexta-feira, 20 e 21, ocorrerá reunião técnica sobre vacinação contra HPV com pessoal de enfermagem das Unidades de Saúde Municipais.

A vacinação é exclusiva para meninas de 11, 12 e 13 anos. Poderão ser vacinadas nas nove tradicionais salas de vacinas das unidades básicas de saúde e nas escolas municipais, estaduais e privadas.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica Lilia Sionéia Beccheri a saúde, está havendo contato com a rede pública e privada de ensino para planejar a vacinação nas escolas. “Estamos em contato com a educação pública e privada para que envie a relação nominal das meninas de 11, 12 e 13 anos para fecharmos um cronograma de vacinação também nas escolas”, explicou.

A parceria com as escolas visa garantir a vacinação de pelo menos 80% da população-alvo. A primeira dose da vacina será aplicada agora, a segunda em setembro e a terceira daqui a 5 anos em 2019. “Todos devem ficar atentos, uma dose só da vacina não é suficiente para prevenir, no mínimo duas doses devem ser tomados. Esse reforço após 5 anos é essencial para que a pessoa tenha os anticorpos para combater os vírus do HPV”, informou a diretora da Vigilância Epidemiológica.

Ao se dirigir aos postos de vacinação, as meninas devem portar a sua caderneta de vacinação, para realização dos registros, agendamento da segunda e terceira dose. “Será anotado a data, o lote da vacina e a próxima dose que será tomada. Quem não tiver caderneta, ou perdeu, obviamente também será vacinado. Entretanto, quem tiver é importante levá-la”, declarou a Lilia.

VACINA

A vigilância epidemiológica ressalta que vacinação contra o HPV é de suma importância na prevenção não apenas do câncer de colo uterino, mas também de neoplasias em outros órgãos (ânus, pênis, boca, vagina, etc).

Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da vacinação, é a detecção precoce da doença, o uso de preservativo e ações educativas. “Nós estamos fazendo agora um serviço preventivo de aplicação de vacina, os frutos serão colhidos daqui a aproximadamente 20 anos. As jovens mulheres não terão câncer de útero”, declarou Lilia.

A eficácia da vacina quadrivalente é de 98% para prevenção de câncer de colo de útero e 100% para verrugas genitais. A duração de proteção pelo menos 8 anos.

CANCÊR DE COLO DE ÚTERO

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima em 18 mil o número de novos casos diagnosticados por ano, sendo que o câncer de colo de útero é o segundo mais frequente entre as brasileiras.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral genital, genital-genital ou mesmo manual-genital (contato direto com a pele ou mucosa infectada). Embora tenha baixa frequência, pode ocorrer a infecção por sexo oral. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.