26 FEV 2021
SAÚDE
Atendimentos nas unidades de saúde sobem 30% após informatização do sistema de saúde

O número de pessoas atendidas na atenção básica de Saúde subiu aproximadamente 30% após a informatização do sistema na rede municipal. Antes da implantação da tecnologia, Ourinhos tinha uma cobertura de 54% que foi elevada para 83%.

A informatização no sistema foi feita em 2017, quando o município aderiu ao programa do Ministério da Saúde e-SUS, com o objetivo de reorganizar os dados da atenção básica e reestruturar os sistemas de informação em saúde.

De acordo com o Diretor de Planejamento, Avaliação e Informação, Rogério Luis Areão, a informatização ampliou os atendimentos, mapeou a realidade e agilizou atendimentos.

"A projeção é ter até abril uma cobertura de 95% de pacientes atendidos no município. A tecnologia trouxe uma nova realidade para o município. “Ourinhos estava 10 anos atrasada na informatização da saúde.”

Segundo ele, ter a informação da cobertura da atenção básica permite elaborar um Plano de Gestão na Saúde, o orçamento da pasta, desenvolver ações e programas para prevenção de doenças, além de captar recursos para a própria atenção básica.