O CTA/COAS (Centro de Testagem e Aconselhamento) teve um grande número de atendimentos em 2020. Só no ano passado, foram 1.241 pessoas atendidas pelo centro.
Com o atendimento do Centro, é possível que a pessoa tenha o rápido diagnóstico contra doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, a Hepatite e a Sífilis. Por isso, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retornou com o horário das 8h às 18h para atender a livre demanda.
Anualmente, o COAS realiza a campanha “Fique Sabendo”, auxiliando as pessoas que por ventura se expuseram a alguma situação de risco e manifestam a vontade de realizar o teste que identifica essas doenças. Porém, por conta da pandemia, no ano passado a campanha não pôde ser realizada.
Segundo a gerente do CTA, Meire Pereira, os testes têm resultado rápido (30 a 40 minutos) e continuam sendo realizados a todos que sentirem necessidade, mesmo fora da campanha. “Atendemos a todos que porventura sentirem alguma desconfiança sobre a doença. Existem os grupos vulneráveis aos vírus, como usuários de drogas, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas que compartilham seringas, mas temos uma equipe capacitada para atender e dar qualquer tipo de orientação à população. E o mais importante é que os atendimentos acontecem com toda a discrição e sigilo”.
O CTA/COAS atende de segunda a sexta-feira das 8h às 18h na Rua Dom José Marello, 385, Vila Mano.