10 MAI 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Prefeitura e Associações de Artesãos se reúnem para discutir novos incentivos na área

Representantes das Secretarias Municipais de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e do COMTUR (Conselho Municipal de Turimo) se reuniram na última quarta-feira (5) no Centro de Convivência com membros das Associações dos Artesãos e Feito a Mão Artesanato Ourinhense para apresentar e sugerir novas políticas de apoio ao setor neste momento difícil econômico que a pandemia impôs aos artesãos.

DIVULGAÇÃO NO APLICATIVO
Uma das medidas a serem realizadas será a adequação do aplicativo “Turismo em Ourinhos” para a inclusão gratuita dos contatos e trabalhos dos artesãos da cidade. Um ícone no app dará acesso individual aos trabalhos dos artesãos de pintura, bordado, crochê, tapete, esculturas em madeira, dentre outros materiais. O aplicativo pode ser baixado no seguinte link: http://bit.ly/TurismoOurinhosApp.

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA
A Prefeitura também vem investindo na revitalização do Centro de Convivência que vai compor o futuro Espaço Histórico Ferroviário, com objetivo de preservar a memória do patrimônio ferroviário de Ourinhos. As casas do Centro, onde também se encontram as Associações de Artesanato, terão outras melhorias, como instalação de novos postes de iluminação, jardinagem e colocação de bancos. Essa ação visa atrair visitantes de toda região, alavancando o artesanato.

SOUVENIRS LOCAIS
Um outro assunto abordado foi sobre a possibilidade de se desenvolver o artesanato típico, com a produção de souvenirs a partir da matéria-prima com que eles já trabalham, para homenagear a história do município. O objetivo é que os produtos artesanais tenham características e manifestações culturais da cidade, criando uma identidade própria, para que visitantes possam levar como uma lembrança de Ourinhos.

CAPACITAÇÃO
Foram programadas análises para fechar parcerias com Sebrae, órgão focado e preparado para oferecer capacitações de qualidade com foco no empreendedorismo, vendas online, gestão de negócios e design de produtos para os artesãos ourinhenses desenvolverem suas ideias.

EXPECTATIVA DE VENDAS
A presidente da Associação dos Artesãos, Cléia Regina Purcini de Assis, agradeceu a parceria proposta pela Prefeitura. “As vendas estão paradas em razão da pandemia e gostamos muito das ideias sugeridas. Todas essas ações propostas pela Prefeitura nos auxiliarão”, disse.

Para Vânia Veiga, diretora social da Associação Feito a Mão, a inclusão dos artesãos no aplicativo Turismo em Ourinhos veio em uma boa hora, assim como a revitalização do Centro de Convivência. “A expectativa é das melhores com essas propostas idealizadas pela Prefeitura que vieram para nos ajudar com a divulgação dos nossos trabalhos. Também confio que com a revitalização desse espaço atrairá muito mais visitantes e impulsionará o artesanato em nossa cidade”, destacou.

Interessados em adquirir os produtos dos artesãos podem visitar o ponto de vendas localizado no Centro de Convivência. O funcionamento de ambas as Associações é de segunda a sexta-feira, sendo que a Feito a Mão está aberta no período das 12h às 16h, com telefone para contato (14) 99658-2468. Já a Associação dos Artesãos está aberta das 9h às 17h e tem o seguinte telefone para contato: (14) 99722-9031.

Autor: Coordenadoria de Comunicação Social
Local: Ourinhos, São Paulo