20 MAI 2021
Apenas 6% dos idosos já tomaram a vacina contra a gripe em Ourinhos

A Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 1.236 doses da vacina contra o vírus Influenza em idosos desde o início da campanha, o equivalente a somente 6% do total de idosos da cidade. O número preocupa, pois a meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários.

A atual fase da vacinação contra a gripe começou no dia 10 de maio e está disponível nas 17 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Qualquer pessoa acima de 60 anos pode receber a vacina, aplicada em dose única. Caso a pessoa tenha tomado a vacina contra a covid-19, é necessário aguardar um prazo mínimo de 14 dias entre as doses.

CRIANÇAS, GESTANTES E TRABALHADORES DA SAÚDE
Desde o dia 12 de abril, também podem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. O número de aplicações neste grupo também está abaixo do esperado.

Receberam a vacina 29% das crianças (2.273 doses aplicadas), 51,2% das gestantes (493), 28,6% dos trabalhadores da saúde (983) e 79,7% das puérperas (126). Os dados são referentes ao último balanço fechado no dia 13/05.

SOBRE A VACINA
A vacina Influenza é produzida tradicionalmente pelo Instituto Butantan e protege contra os três tipos de vírus Influenza mais dominantes. Sua composição é alterada anualmente, devido à alta taxa de mutação do vírus. Por isso, é importante tomar a vacina todo o ano, que é segura e eficaz.

A vacinação em massa da população contra a gripe ajuda a evitar adoecimentos semelhantes ao da covid-19 e diminui a sobrecarrega do sistema de saúde com casos de infecções respiratórias, reduzindo também a possibilidade de agravamentos dos casos e óbitos.

Autor: Coordenadoria de Comunicação Social
Local: Ourinhos, São Paulo