13 AGO 2021
SAÚDE
Mesmo sem casos de leishmaniose no município, ourinhenses devem manter cuidados contra a doença
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, realizada entre os dias 10 a 17 de agosto. A doença infecciosa é causada por parasitas do gênero Leishmania, transmitida pela picada de insetos que se alimentam de sangue, em especial o mosquito palha.

A leishmaniose atinge seres humanos e animais, sendo o mais próximo de nós os cães. O diagnóstico precoce e o tratamento, feito gratuitamente pelo SUS, são essenciais para que o paciente não vá a óbito.

SINTOMAS
Os principais sintomas da leishmaniose em humanos são: febre prolongada, fraqueza, anemia, aumento do baço e do fígado, diarreia e sangramentos na boca e nos intestinos. Nos cães os sintomas são semelhantes, podendo haver ainda feridas no focinho e na pele, queda de pelo e crescimento das unhas.

PREVENÇÃO
Ourinhos é classificada pela Secretaria Estadual de Saúde como município com classificação epidemiológica silenciosa (sem transmissão), não receptivo (sem a presença confirmada do vetor) e vulnerável (pela proximidade com áreas e rotas de transmissão). Para que o município continue sem registrar casos da doença, é preciso que a população continue fazendo a sua parte.

O médico veterinário da pasta, Dr. Carlos César Boschetti, alerta para prevenção da doença, que envolve manter casa e quintais sempre limpos, com recolhimento de folhas e frutos apodrecidos e não deixar os animais soltos nas ruas. Além disso, é necessário utilizar repelentes na pele quando estiver em matas de áreas onde há a doença ou em áreas com muitos mosquitos.