31 AGO 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Programa Meu Primeiro Emprego capacita mais de 100 pessoas em agosto
Somente no mês de agosto, mais de 100 pessoas já participaram do retorno das capacitações profissionais pelo programa “Meu Primeiro Emprego” feitas semanalmente pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

As qualificações são gratuitas e destinadas a jovens e adultos, ocorrendo sempre às terças-feiras com pessoas já cadastradas no programa e às quintas-feiras com os adolescentes da AMO-SIM. A iniciativa visa auxiliar cidadãos que estão na busca do primeiro emprego ou recolocação profissional na busca de mais oportunidades no mercado formal de trabalho.

COMO O PROGRAMA FUNCIONA
O Programa Meu Primeiro Emprego dá dicas de comportamento e postura para entrevistas de emprego, ensinando como fazer uma apresentação pessoal de suas habilidades e competências. Além disso, os participantes são orientados sobre cuidados com postagens em redes sociais, vícios de linguagens e simulam um processo seletivo individual e coletivo, e ainda aprendem como formatar um currículo. A capacitação busca oferecer ainda momentos de motivação aos jovens e desempregados.

O Secretário da Pasta, Tiago Moreira, que ministra a capacitação, enfatiza a importância desse curso para qualificar o trabalhador e aumentar as chances de contratação com carteira assinada. “Cada vez mais o mercado de trabalho está competitivo, exigindo qualificações em diversas áreas. Com esta capacitação, a pessoa adquire maior autoconfiança para encarar o processo seletivo e ter sucesso na busca pela inserção no mercado de trabalho”, destaca.

EXPERIÊNCIAS POSITIVAS
Sarah Gabriely Rabelo, 15 anos, aprendiz da AMO-SIM, elogiou a iniciativa da Secretaria. “O curso é excelente, ensina a ter desenvoltura, uma das exigências do mercado de trabalho, me ensinou a pensar no futuro e a sermos melhores profissionais para crescermos dentro da empresa”, disse.

Vanessa Romão Crispim, 18 anos, também aprovou a capacitação por enriquecer seus conhecimentos. “Adorei, nunca vi nada parecido com tanta riqueza de detalhes. Aprendi várias dicas importantes que vão me acrescentar tanto na parte pessoal, quanto profissional”.

ONDE SE INSCREVER
Interessados em participar do “Meu Primeiro Emprego” devem se inscrever na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Cardoso Ribeiro, 290, Centro. O atendimento ao público é de segunda à sexta, das 8h às 16h30. Mais informações pelos telefones (14) 3326-1086 ou (14) 3326-1069.