15 SET 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza rodas de conversa sobre prevenção ao suicídio e tematiza espaço
A Prefeitura de Ourinhos, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e a de Saúde, realizou entre os dias 8 e 10 de setembro, rodas de conversa para debater o tema do mês de setembro, dedicado à prevenção ao suicídio. A Secretaria também tematizou todo o seu ambiente com as cores amarelas e com mensagens positivas de valorização à vida em uma árvore na recepção.

RODAS DE CONVERSA
No dia 08, a conversa foi conduzida pela psicóloga Daniele Honorato e o enfermeiro Pedro Henrique da Costa Gonçalves, ambos do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) com munícipes que aguardavam atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Na sexta (10), em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o diálogo foi realizado pelas profissionais da Saúde do CAPs 2 (Centro de Atenção Psicossocial), com a assistente social Lucilene Marta Albertini e a psicóloga Elisângela Longo Freire com os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O QUE É SETEMBRO AMARELO
O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo contribuir para a conscientização da população sobre o suicídio e suas formas de prevenção, assim como quais são os fatores que levam ao suicídio, prática geralmente motivada pela depressão, situação de vulnerabilidade social, luto, entre outras razões.

O secretário da Pasta, Tiago Moreira, enfatiza a importância da campanha ser um alerta de prevenção. “O Setembro Amarelo é importante para nos desprender de tabus e falarmos de maneira clara sobre o suicídio. Atendemos pessoas desempregadas e muitas, com a saúde mental abalada. Nossa maior preocupação é acolher a todos com um sorriso e realizar com excelência o atendimento oferecendo todos os nossos serviços, como encaminhamento de vagas, capacitação e currículo no formato profissional, para aumentar as chances de emprego à população”, finalizou.