26 NOV 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Artista visual expõe obras na Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Ação faz parte do Mês da Consciência Negra
Até o dia 30 de novembro, os munícipes podem visitar gratuitamente a exposição do artista visual Richard Renê Gonçalves montada na sala de atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

A iniciativa da Prefeitura de Ourinhos tem como intuito “valorizar o reconhecimento dos descendentes afrodescendentes na construção da sociedade brasileira”, explica o secretário municipal Tiago Moreira. Os visitantes são convidados a refletir sobre a valorização da cultura negra, além de combater temas discutidos ainda na atualidade, como a discriminação e o racismo.

Richard mora em Ourinhos há quatro anos e tem experiência autodidata nas artes há uma década e produziu suas obras especialmente para esta exposição. “Gosto muito de trabalhar com a influência do negro, de mostrar nossas raízes, da nossa miscigenação, da nossa importância histórica com essa poética contemporânea, das cores, das formas geométricas e que tem muito a ver com o Brasil, essa grande mistura”, destaca.

Em busca dos serviços do PAT, Juliana Aparecida Dias aproveitou para observar as obras e comentou: “Essa reflexão é muito importante. Já passei preconceito por ser preta e gorda e sinto na pele o que é. Precisamos falar mais sobre o assunto e de mais ações e divulgações como esta da Secretaria para acabar com o preconceito”.

O PAT fica localizado no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, na Rua Cardoso Ribeiro, 290, Centro. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30. Para contato com o artista, o telefone é (14) 91004-2323.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A celebração do dia 20 de novembro é em referência à data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no ano de 1695, por ser um importante personagem de resistência à escravidão no Brasil, sendo instituída oficialmente pela Lei Federal 12.519/11. Em Ourinhos, as Leis 4.704/02 e 6.630/21 instituíram o Dia Municipal da Consciência Negra no Calendário Municipal de Eventos e como ponto facultativo.