28 MAR 2022
SAÚDE
Centro de Ressocialização de Ourinhos é premiado por combate à tuberculose em 2021
A Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo realizou uma apresentação na última quinta-feira (24) em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose 2022, com o objetivo de apresentar dados e sensibilizar os profissionais de saúde sobre a situação atual da doença. Enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede municipal de Ourinhos participaram de uma capacitação por vídeo na Secretaria de Saúde

TRABALHO NO CR DE OURINHOS É EXEMPLO
O Centro de Ressocialização de Ourinhos esteve entre as unidades de pequeno porte premiadas com maior intensificação de busca ativa de sintomas respiratórios em 2021, com 27 examinados entre os seus 125 reeducandos.

Os ambientes onde as pessoas privadas de liberdade convivem muitas vezes acabam sendo grandes focos de transmissão da tuberculose, devido às condições que facilitam o contágio, como o espaço reduzido, o pouco acesso às consultas médicas e o desconhecimento e medo sobre os sintomas e da própria doença. Por isso, o trabalho conjunto das equipes de saúde dos municípios e da administração penitenciária é essencial para intensificar a busca ativa.

CAMPANHA VAI ATÉ DIA 31
Até o dia 31 de março, todas as unidades de saúde do município estão participando da campanha especial para diagnóstico de casos de tuberculose.

Qualquer pessoa com sintomas da doença pode procurar uma UBS mais próxima da sua casa durante o horário de funcionamento e realizar o exame de coleta para diagnóstico. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS, com duração de 6 a 12 meses.