23 ABR 2014
DIA DO EXÉRCITO É COMEMORADO PELO TIRO DE GUERRA DE OURINHOS

FONTE: Tiro de Guerra 02-026

O Tiro de Guerra de Ourinhos realizou na quarta-feira, dia 16, solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, que completou 366 anos de existência no dia 19. A data, 19 de abril de 1648, marca a primeira vez em que negros, índios, brancos e mestiços se uniram, com o objetivo de expulsar o invasor holandês, na vitoriosa Batalha de Guararapes. Nascia assim o Exército Brasileiro.

O evento, comandado pelo Chefe da Instrução, Subtenente André Teodoro da Silva, contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares dos atiradores e de amigos do Tiro de Guerra, além de antigos atiradores, das turmas dos anos anteriores, que sempre prestigiam os desfiles.

A leitura da Ordem do Dia, do Comandante do Exército General Enzo Martins Peri, foi realizada pelo 1º Sargento Marcelo Wilson de Amorim, instrutor do Tiro de Guerra. O Comandante destacou: “Soldados do Exército Brasileiro, a missão está posta! E a hora é esta. O desafio é ostensivo. Mãos à obra, unidos e coesos como sempre estivemos. E, nosso Exército – Instituição Nacional, regular e permanente, com maturidade estratégica e senso de legado. Gente patriótica, comprometida com o futuro do Brasil, sempre que precisarem, ‘chamem o Exército’!”.

A prefeita Belkis Gonçalves Santos Fernandes, que também é diretora do TG, destacou, em seu discurso, a importância do Exército Brasileiro para o País e do Tiro de Guerra na vida dos jovens.

Subtenente André falou sobre os valores cultuados pelo Exército e sobre a modernização da Instituição, não esquecendo jamais do passado, entretanto sempre com uma visão de futuro estratégica e preparando-se para o amanhã.

CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS: Durante a solenidade, foram entregues braçais de Monitor aos quatro primeiros colocados na prova para ingresso do Curso de Formação de Cabos (CFC), que teve início no dia 28 de março. Os monitores 049 Américo, 056 Bertola, 100 Petermann e 050 Bernardo receberam os braçais representando os demais integrantes do curso, que está formando os monitores que, ao longo do ano de instrução, comandarão as equipes nas diversas atividades do Tiro de Guerra de Ourinhos.

Foi entregue também a sutache de “Destaque do Mês” ao monitor 049 Américo, por ter se destacado no primeiro mês de instrução do TG por seu desprendimento, iniciativa e correção de atitudes.

Participaram da solenidade a prefeita Belkis Fernandes; o Delegado do Serviço Militar de Ourinhos, 2º Tenente Julio César de Oliveira Rei; 1º Sargento Eliseu dos Santos, representando o comando do Corpo de Bombeiros; Capitão da Reserva do Exército, João Batista Dantas; Sargento da Reserva do Exército, Celso Garcia Montilla; Secretária de Assistência Social, Maria Aparecida Finotti Oliveira; Winston Kathchik Edirnelian, presidente do Grupo Winston; Neyde Campion, voluntária da Rede de Combate ao Câncer e representando a Folha de Ourinhos; Késsia Azevedo, repórter da TV Ourinhos; Eraldo Campos, cinegrafista da TV Ourinhos; o coordenador da Defesa Civil, Harald Scharf; Andrea Russo, esposa do Subtenente André; Keide dos Santos Amorim, esposa do Sargento Wilson; Samanta Russo Teodoro da Silva, empresária; Adalberto Bertoldo, secretário da Junta do Serviço Militar, entre outros.