09 MAI 2023
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeitura realiza capacitação profissional e encaminha acolhidos do Samaritano para vagas de emprego
Uma força-tarefa realizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo no dia 25/04 reuniu 27 pessoas em acolhimento na comunidade O Samaritano para uma capacitação profissional pelos programas municipais “Meu Primeiro Emprego” e “Currículo Certo”.

Em abril, a Prefeitura Municipal foi designada pelo Ministério Público como interventora do Samaritano, para que fossem solucionadas as situações degradantes encontradas no local e fosse dada efetiva assistência e encaminhamento correto a todos que eram atendidos pela instituição.

O secretário Tiago Moreira conduziu a capacitação profissional com informações importantes sobre o atual mercado de trabalho, dicas de postura profissional e tirou as dúvidas dos presentes sobre como se portar em uma entrevista de trabalho e realizar uma boa apresentação pessoal. Todos receberam certificados pela participação no workshop.

Na segunda parte das atividades, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) recepcionou os participantes e elaborou currículos novos e atualizados para que eles possam se candidatar a vagas de emprego conforme o desejo pessoal e a algumas vagas exclusivas conquistadas para os acolhidos da Comunidade pelo secretário Tiago após contato com uma empresa supermercadista da cidade.

“A gestão do prefeito Lucas Pocay é comprometida com políticas públicas que contribuam para a inclusão dessas pessoas, que se encontram em vulnerabilidade e risco social, por meio da valorização, para que, elevando sua autoestima, busquem os recursos necessários para ampliar suas chances de inserção no mercado de trabalho”, destacou Tiago.

A secretária Viviane Barros enfatizou sobre a importância dessa iniciativa ser resultado da união entre as pastas: “O trabalho conjunto das secretarias é um princípio da gestão do prefeito Lucas Pocay. O secretário Tiago foi um dos primeiros a abrir as portas para abraçar essa causa. Estamos felizes em ver que agora eles têm expectativa de vida, pois, quando chegamos na comunidade, eles estavam sem condições, sem nenhum trabalho social, somente colocados ali e não é esse o objetivo e o trabalho da Assistência Social. Queremos garantir todos os direitos dessas pessoas. Hoje eles falam com a certeza de que podem mudar de vida, e, que tem total apoio da Prefeitura”.

DEPOIMENTOS
Vários assistidos deram seus relatos sobre o crescimento pessoal e profissional que ação conjunta realizada pelas Secretarias representou para o futuro da vida deles:

Alessandro Batista da Silva: “A capacitação foi ótima, aprendi muitas coisas e percebi onde errava. O que a Prefeitura está fazendo por nós, cuidando e tirando a gente da rua, capacitando para voltar ao emprego, ter uma vida nova e um futuro melhor. Obrigada por tudo que estão fazendo pela gente, Deus abençoe a todos”.

Edilson Batista da Silva: “Saio daqui realizado com essa capacitação e com essa oportunidade de concorrer ao emprego. Quero agradecer a Prefeitura por essa iniciativa, porque a forma como o Tiago deu essa capacitação, para nós, em situação de rua, foi com muita clareza, com muito entendimento e melhorou minha autoestima. Saio daqui mais preparado a ir em busca da minha vaga de emprego. Muito obrigado!”

Vinícius Augusto de Souza: “Estou fora do mercado de trabalho e a capacitação foi excelente. Foi muito importante esse olhar da Prefeitura para gente, porque vamos conseguir uma vaga de trabalho e voltar dignamente a trabalhar e viver em sociedade, como todo mundo faz”.

Thiago Santos de Almeida: “A capacitação me ajudou muito, tanto no aprendizado para minha vida pessoal, como profissional. A gente estava precisando desse acolhimento, desse algo a mais para ser inserido na sociedade e voltarmos ao mercado de trabalho”.

Bruna D. Santana: “Agradeço o apoio da Prefeitura, sentimos que alguém se importa com a gente. A capacitação foi ótima e muito informativa, quero usar esse aprendizado para virar a página na minha vida”.