15 MAI 2014
DEFESA CIVIL REALIZA TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS COM SAMU

Os agentes da Defesa Civil de Ourinhos estão participando esta semana, nos dias 14, 15 e 16, de um curso de primeiros socorros com os membros do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ourinhos.

O curso terá 30 horas de carga horária e abrangerá tanto o protocolo de atendimento para trauma e acidente, quanto para emergências clínicas.

O coordenador geral do SAMU 192 Eduardo Fernando de Souza – regional Ourinhos informou o cronograma do curso. “Na quarta-feira, 14, os agentes aprenderam o manuseio de equipamento, conheceram o que tem dentro da ambulância e manipulação de vítima. Na quinta-feira, 15, será apresentado emergências quinta. Na sexta-feira, serão feitas várias simulações práticas o dia todo”, informou.

O curso objetiva preparar os agentes para atender em casos de suporte básico e primeiros socorros em ocorrências cotidianas. Além disso, como Defesa Civil e o SAMU trabalharão de forma conjunta na FAPI, esta ação visa também a integração de ambas as equipes.

De acordo com o agente da Defesa Civil Harald Adolf Scharf este curso é importante para preparação da equipe em casos de ocorrências com vítimas. “Aprendemos como imobilizar a pessoa, sem causar traumas e afetar os órgãos dela e efetuar um atendimento de primeiros socorros adequado. Assim, podemos prestar o primeiro atendimento as vítimas, antes de chegar o bombeiro ou SAMU”, destacou.