29 SET 2023
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CEU Recanto dos Pássaros ganha novas artes com evento “Colorindo a Periferia”
As secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Cultura, em conjunto com a AOBE, Feira da Resistência, CrewAtividade, Batalha da Pista e Slam Subversão, realizaram no dia 17 de setembro o projeto “Colorindo a Periferia”, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Recanto dos Pássaros.

Foi um dia recheado de atividades, como grafitagem, música, discotecagem, dança, batalha de rima e oficina de slam, para livre expressão e aprendizado dos participantes da comunidade e da região, para que o CEU seja reconhecido como um ponto de encontro cultural e de impacto positivo no território.

As paredes do CEU ganharam novas cores e desenhos graças a uma revitalização realizada por artistas de graffiti. Artistas talentosos criaram murais diversificados e buscaram retratar a conexão entre a comunidade e a arte. Na oficina de slam (poesia falada e performadas), foram tratados temas como a confiança, empoderamento, conscientização social, diálogo, justiça social, igualdade, discriminação e outras preocupações sociais. Nos momentos musicais, a alegria e a descontração ganharam espaço. A apresentação de Maracatu celebrou a identidade, a ancestralidade e a resistência do povo negro brasileiro.

Também pensando em fomentar a identidade cultural, inclusão, sustentabilidade, empreendedorismo local e interação comunitária, foi aberto espaço para exposição e venda de produtos variados em uma feira.

A Prefeitura Municipal mantém diversas atividades gratuitas durante toda a semana para a comunidade. O CEU conta com um núcleo do CRAS, quadra, espaço para skate, biblioteca, auditório, cozinha comunitária, entre outros equipamentos.