30 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
SEDETT, Educação e SENAC viabilizam estudos para reestruturação do Museu Histórico e Pedagógico
O Museu Histórico e Pedagógico agora está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A Secretaria de Cultura disponibilizou o espaço em setembro para a pasta de Turismo, com intuito de fortalecer a integração do Museu Pedagógico ao Centro Histórico Ferroviário, uma área que engloba desde o Centro de Convivência até o Museu Histórico Ferroviário, todos localizados na Rua Henrique Tocalino.

A revitalização do espaço público já está em andamento, com recursos próprios da SEDETT e inclui a renovação da pintura interna, limpeza e o reforço nas portas de acesso, entre outras melhorias. O acervo histórico que inclui objetos históricos, fotografias e documentos, já está passando por um processo de reorganização e catalogação para proporcionar uma experiência de visitação ainda mais enriquecedora para o público. Importante ressaltar que o Museu permanece aberto ao público durante este período de aprimoramento.

Mais parcerias para reestruturação

Além dos esforços da SEDETT, a renovação do Museu conta com parcerias estratégicas como da Secretaria de Educação e do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Em uma reunião realizada no dia 04, no próprio Museu, representantes dessas instituições se uniram para discutir e compartilhar ideias e estratégias para aprimorar ainda mais o espaço cultural e histórico.

O secretário Tiago Moreira e os assessores de Turismo, André Paladino e Reinaldo Gaiquer, receberam a professora Luciana Carvalho, representando o secretário de Educação e Vice-Prefeito, Lucas Suzuki e pelo SENAC a coordenadora de Negócios Locais, Lilian Amorim, representando o gerente Emerson Mello dos Santos e a turma de alunos do período noturno de Design de Interiores, liderada pelo docente de Arquitetura e Design, Alessandro Tineli.

O secretário Tiago Moreira destacou a importância desta soma de esforços: “Desejamos com esse trabalho em conjunto, pelas parcerias com Educação e SENAC, contribuir para termos um olhar mais técnico e moderno, preparando o Museu de maneira mais acolhedora e interativa com o público e ao mesmo tempo, preservar o patrimônio de Ourinhos, oferecendo uma nova perspectiva sobre sua história e memória”.

A professora Luciana elogiou a iniciativa: “Estou muito feliz em participar deste momento especial para Ourinhos, todos engajados nessa parceria, pensando num novo olhar para o Museu Histórico e Pedagógico, para que seja mais atrativo e educativo, preparado para contar as histórias e memórias de Ourinhos”.

Alessandro Tineli, docente de Arquitetura e Design do SENAC, expressou otimismo em relação à parceria. “A convite do Tiago, nós do SENAC estamos aqui para pensar propostas para revitalizar o Museu e essa experiência vai ser muito rica para os alunos, pois é algo que pertence à história de vida deles e está alinhado com o modelo educacional proposto pelo Senac. A parceria tem tudo para ser um sucesso!”, finalizou.