06 FEV 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Complexo Ferroviário de Ourinhos ganha nova peça histórica

Como parte do trabalho de expansão da coleção de peças históricas de grande valor no Complexo Histórico Ferroviário, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, acaba de incorporar uma nova peça ao acervo do Centro de Convivência Jornalista “Benedicto da Silva Eloy”: a plaina niveladora, uma criação dos ingleses datada por volta dos anos 1900.

Generosamente doada à Secretaria pela família de Betinho Moraes, a plaina niveladora terá uma exposição permanente no local. Esta máquina, que pertenceu à Fazenda Marcondinha, desempenhou um papel crucial por muitas décadas, abrindo estradas rurais e contribuindo para o desenvolvimento de Ourinhos e da região. O processo de restauração ficou a cargo da indústria Aliance, garantindo a preservação desse patrimônio.

O secretário da pasta, Tiago Moreira e o assessor, Reinaldo Gaiquer, enfatizam que, ao longo deste ano, mais peças históricas serão adicionadas ao Centro Histórico Ferroviário, proporcionando à população um espaço de lazer e cultura. O objetivo é permitir que moradores locais e visitantes mergulhem mais profundamente na história de Ourinhos.

Atualmente, o espaço já abriga a exposição permanente de um motor a combustão com mais de 100 anos, uma prensa utilizada na manutenção dos trilhos e um trole, um carrinho de serviços utilizado pelos operários para o transporte de ferramentas. Este acervo diversificado visa enriquecer a experiência dos visitantes.