22 MAI 2014
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
CONTORNO FERROVIÁRIO: DNIT REALIZA LICITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO BÁSICO AMBIENTAL

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT no Estado de São Paulo realizou na terça-feira, 20, o processo licitatório modalidade Pregão Eletrônico nº 1522014, que tem como objeto a seleção de empresa com vistas à Elaboração de Plano Básico Ambiental – PBA, estudos florestais para obtenção da Autorização de Supressão de Vegetação – ASV e Serviços de Arqueologia, Projeto de Plantio Compensatório, bem como para o atendimento das condicionantes da Licença Prévia nº 437/2012 do IBAMA, para o licenciamento ambiental das obras de implantação do Contorno Ferroviário de Ourinhos.

Encerrados todos os itens do Pregão, a empresa que apresentou o Melhor Lance foi a VPC/Brasil Tecnologia Ambiental e Urbanismo Ltda – EPP com o valor de R$ 1.290.000,00 (um milhão e duzentos e noventa mil reais).

A empresa vencedora terá o prazo de 360 dias para a execução dos trabalhos, que culminará na obtenção da Licença de Instalação das obras do Contorno Ferroviário de Ourinhos.

Segundo o ex-superintendente Regional do DNIT Ricardo Madalena, durante entrevista coletiva realizada na prefeitura há algumas semanas, “já existe um esforço político para que a obra seja incluída no PAC, mesmo sem a obtenção da LI. Caso consigam incluir a obra no PAC, já poderá ser licitada ainda este ano. Porém, será necessário aguardar a LI para dar a ordem de serviço. Mas isso é uma vantagem grande, porque a obra poderá ter início já em 2015”.

A prefeita Belkis Fernandes comemorou mais este passo que poderá garantir em breve o início das obras. “Cada conquista do Contorno comemoramos e compartilhamos com os munícipes ourinhenses. Agora com o Plano Básico podemos paralelamente continuar o nosso pleito político para que o projeto executivo seja incluído junto ao PAC. Acho que há uma perspectiva muito boa para já iniciarmos essa obra no ano que vem”.

O Governo de Ourinhos tem se dedicado a realização desse projeto, visando garantir mais segurança à população, visto que, a ferrovia corta a cidade e representa um perigo, pois milhões de litros de combustíveis passam diariamente pelas áreas centrais do município, colocando em risco residências e comércios próximos à linha férrea, além de causar transtornos ao trânsito da cidade, que é frequentemente interrompido com a passagem dos trens.

O resultado da licitação do Pregão Eletrônico nº 1522014 pode ser acessado através do link:

FOTO: Mais uma etapa do processo da obra do Contorno Ferroviário de Ourinhos foi concluída