O Ministério da Saúde divulgou na última semana a lista de municípios que serão contemplados com a vacina contra a dengue. Novamente o órgão federal priorizou regiões paulistas que estão com uma alta incidência de casos da doença. Como Ourinhos não apresenta uma situação de risco elevado em relação à dengue, a cidade não foi incluída na lista para receber o imunizante.
A distribuição das doses da vacina contra a dengue pelo Ministério da Saúde foi determinada com base em três critérios principais: ranqueamento das regiões de saúde e municípios; quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante); cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
Ourinhos integra o Grupo de Vigilância Epidemiológica da Região de Assis, que contempla 25 municípios, os quais não foram incluídos nesta segunda remessa de vacinas do Ministério da Saúde.
Embora Ourinhos não esteja na lista para receber a vacina contra a dengue neste momento, é importante destacar que Ourinhos continua investindo em ações preventivas, como campanhas de conscientização, eliminação de criadouros do mosquito transmissor, por meio de visitas as residências feitas pelos agentes de endemias, trabalho de nebulização e monitoramento constante da situação epidemiológica.