A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacina contra o HPV já está disponível em todas as unidades de saúde para adolescentes de 15 a 19 anos. Basta apresentar documento de identificação e carteira de vacinação para receber a dose.
Além disso, a cidade se prepara para a Estratégia Nacional de Resgate da Vacinação contra o HPV, definida pelo Ministério da Saúde, que terá início em 06 de outubro de 2025 e seguirá até 31 de dezembro de 2025. Nesse período, serão realizadas ações de busca direta e mobilização, com a meta de vacinar 3.417 adolescentes em Ourinhos que ainda não completaram o esquema vacinal.
Objetivos da estratégia:
- Oportunizar a vacinação de jovens que perderam a dose no período recomendado;
- Ampliar a cobertura vacinal contra o HPV;
- Prevenir doenças relacionadas ao vírus, como câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.
Em Ourinhos, a mobilização envolverá Unidades de Saúde, escolas, SESI e parcerias com Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, garantindo maior acesso ao público-alvo. “Nossa meta é alcançar todos os adolescentes que ainda não se protegeram. A vacina é segura, eficaz e representa uma das formas mais importantes de prevenir o câncer de colo de útero e outras doenças associadas ao HPV”, destaca o secretário municipal de Saúde, Diego Singolani.
Com essa mobilização, Ourinhos fortalece o compromisso de proteger a saúde dos adolescentes e fortalecer a prevenção de doenças evitáveis.